Miguel Freitas não tem dúvidas: “o modelo do ICNF está esgotado”. Daí que o Governo esteja a preparar uma nova lei orgânica que trará mudanças ao Instituto que gere as matas nacionais, entre as quais o Pinhal do Rei.

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) “vai mudar”, garante o secretário de Estado que gere a instituição. Miguel Freitas garante que, até outubro, vamos ter “um ICNF novo, com mais gente no território”. O atual modelo “está esgotado” e antes do final do ano existirão mudanças na territorialidade da instituição, que gere, entre outras, a Mata Nacional de Leiria e que tem estado sob fogo desde o grande incêndio de outubro de 2017.
Relativamente ao futuro, Miguel Freitas assegura que “o que estamos a fazer está certo” e deixa a certeza que “as orientações da Comissão Científica serão implementadas”.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.