O jovem marinhense André Marques, representante Distrital do Interact, e Rui Vasconcelos Pinto, representante Distrital do Rotaract, escolheram a Marinha Grande para acolher um evento considerado pela organização como “inédito” em Portugal: o lançamento e a apresentação da primeira revista destinada à Juventude Rotária.

A iniciativa teve lugar no passado dia 29 de setembro, no Edifício da Resinagem, que recebeu jovens de vários pontos do país e convidados como Joaquim Branco, governador do Rotary, Filomena Lencastre, presidente do Rotary Club da Marinha Grande, e Célia Guerra, vereadora da Câmara Municipal.

O mote do evento era a apresentação da revista “Rotary New Generations”, onde, segundo os responsáveis, se pretende “comunicar e dar a conhecer os projetos sociais e humanitários desenvolvidos pelos clubes de jovens rotários em Portugal, não só a nível nacional, mas também num contexto internacional”.

A revista, que tem também uma parte do conteúdo em inglês, será ainda “uma forma de potenciar os laços de amizade com clubes de outros países e promover o intercambio de jovens líderes e de projetos que abraçam causas para servir diferentes comunidades, utilizando as melhores práticas”, afirmam André Marques e Rui Vasconcelos Pinto. 

Os jovens que no âmbito da apresentação da revista visitaram a Marinha Grande, tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu do Vidro e as exposições do vidro contemporâneo de Espanha e dos moldes.

O Interact e Rotaract são escolas mundiais do Rotary International, onde jovens dos 12 aos 30 anos aprendem a desenvolver capacidades pessoais e profissionais de liderança e têm a oportunidade de partilhar os mesmos valores da organização em qualquer parte do mundo, independentemente das diferenças interculturais, com um único propósito: ajudar o próximo. Na Marinha Grande, o Rotary Club tem uma equipa local do Interact em atividade desde 2012.