O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) abre 1.900 vagas para o ano letivo 2017/2018, oferecendo um leque abrangente de licenciaturas composto por 54 cursos, lecionados em regime diurno, pós-laboral e ensino à distância, nas áreas de educação e ciências sociais, engenharia e tecnologia, artes e design, turismo, saúde e desporto, ciências e tecnologia do mar, e ainda ciências empresariais e jurídicas

A oferta existente foi complementada com a recente formação em Engenharia Alimentar, com mobilidade entre Leiria (Peniche), Bragança e Viana do Castelo. Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, salienta que a instituição apresenta uma «ligação forte entre a academia e a indústria», isto é, que as ofertas formativas do Politécnico respondem às necessidades do mercado.

As vagas encontram-se distribuídas pelas cinco Escola Superiores do IPLeiria: Saúde (230), Turismo e Tecnologia do Mar (286), Educação e Ciências Sociais (325), Artes e Design (348) e Tecnologia e Gestão (711).

Para além das licenciaturas, o Politécnico oferece ainda 46 mestrados, 24 pós-graduações e 38 cursos técnicos superiores profissionais (TeSP).