O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu atletas residentes no concelho que se sagraram campeões do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas

 

Aurélio Ferreira felicitou Iderlino Gomes e Marco Francisco e o assistente da seleção nacional e vice-presidente da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Manuel Sousa, pelo título alcançado em novembro, em Leiria, na primeira edição do Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas, frente aos Países Baixos.

O autarca elogiou a dedicação dos atletas ao desporto adaptado, atividade que conciliam com a sua vida profissional, “o que demonstra a sua dedicação, resiliência, capacidade de superação e constituiu um exemplo e motivo de orgulho para a sociedade”. Aurélio Ferreira admitiu ainda que o desporto adaptado é um “trampolim” para a inserção social.

Iderlino Gomes, de 34 anos, é natural do Tarrafal, Cabo Verde, reside na Marinha Grande desde os 21 anos, onde estudou, constituiu família e trabalha. Marco Francisco, de 41, é marinhense e ostenta, com muita honra, o título de campeão mundial, considerando ver reconhecido o esforço de toda a equipa.

A seleção nacional de andebol em cadeira de rodas conta com seis atletas da equipa da delegação de Leiria da APD, com sede na Marinha Grande, dois dos quais são residentes na cidade vidreira.