Nos primeiros nove meses deste ano, a Missão Continente (MC) doou mais de 754 mil euros em excedentes alimentares a 48 instituições de solidariedade social e de apoio aos animais do distrito de Leiria

 

Segundo os responsáveis, o apoio em questão equivale a mais de 416 mil refeições salvas no distrito.

Em comunicado, a Missão Continente faz saber que distribuiu cerca de 20 milhões de euros de produtos alimentares a 1.064 instituições de todo o país, o equivalente a mais de mil milhões de refeições salvas. Além das doações às instituições, a empresa disponibiliza bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos da MC, o que representou o reaproveitamento de 3,2 milhões de euros em alimentos durante os primeiros nove meses de 2022.

Segundo a MC, “os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular”. Em causa estão produtos frescos como fruta, legumes, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

“Há 20 anos que a Missão Continente procura contribuir para o bem-estar da população. As doações diárias que entregamos a várias centenas de instituições permitem, por um lado, evitar que toneladas de alimentos se convertam em desperdício e, por outro, prestar um apoio muito relevante para milhares de famílias. A nossa responsabilidade, enquanto agente ativo, é a criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoiamos”, explica Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.