E se pudesse usar uma obra de arte? É o que propõe a artista plástica Sónia Santos que está a investir numa ideia que já tem algum tempo mas que ganhou força com a pandemia: criar peças de vestuário únicas, como forma de abrir a arte e a cultura às pessoas”

 

Sónia Santos já dispõe de uma coleção, intitulada “InSónia”, composta por várias t-shirts, todas diferentes, e está agora a investir nas sweat shirts e nos sacos de pano tão procurados por estes dias por quem quer poupar o meio ambiente ou oferecer um presente original.

O ponto de partida é sempre o mesmo: “extravasar os meus sentimentos, através das cores e dos elementos que represento”, adiantou ao JMG a artista natural de Vieira de Leiria.

O pronto a vestir Lasarote, no centro tradicional da Marinha Grande, tem dado uma ajuda na divulgação do trabalho de Sónia Santos e há peças suas que já seguiram para a Alemanha e para a Suíça. “A ideia é levar a arte à rua, ultrapassando as paredes de uma galeria de arte e sair um pouco dos parâmetros habituais de arte”.

As peças, além de bastante coloridas, também transmitem mensagens positivas com recurso à palavra. “Love”, “live” e “hope” são apenas alguns exemplos.

Ao JMG Sónia Santos mostra-se “orgulhosa” do seu trabalho e revela que teve um cliente que resolveu emoldurar a t-shirt. No entanto, e quem quiser usar, de facto, estas obras de arte, pode lavá-las na máquina, de preferência do avesso e a frio, para preservar o trabalho.

A jovem artista diz-se “aberta” a encomendas e o seu trabalho pode ser apreciado na sua página de Facebook (https://www.facebook.com/soniasantosartesap).