É com “serenidade” que o diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente encara a abertura do ano letivo 2021/22 já na próxima semana, com os alunos a regressarem às escolas nos dias 16 e 17 de setembro

 

Cesário Silva adiantou ao JMG que está “praticamente tudo pronto” para o regresso às aulas. Quanto ao corpo docente, deverão chegar esta sexta feira os 5 profissionais em falta para substituir colegas doentes, sendo que o Agrupamento terá este ano cerca de 26% de novos professores tendo em conta que o concurso de colocação decorreu a nível nacional e permitiu “maior rotatividade”.


No que respeita ao pessoal não docente, deverá ficar concluído até ao final deste mês o concurso para a colocação de 5 assistentes operacionais. Quanto aos edifícios escolares, o diretor fez saber que as escolas “estão preparadas” e que têm sido feitas algumas melhorias pela Junta de Freguesia da Marinha Grande, nomeadamente na Escola da Várzea para colmatar pequenas necessidades.

Este ano letivo estão matriculados no Agrupamento Poente 2830 alunos, sensivelmente o mesmo número que no ano anterior, embora Cesário Silva realce que ao nível do pré-escolar há mais crianças inscritas e que a Escola da Moita tem agora capacidade para ter dois grupos de alunos neste nível.

No que se refere à pandemia, o diretor fez saber que serão realizados cerca de 400 testes de rastreio à COVID-19 a docentes e não docentes, incluindo funcionários das cantinas, AEC’s, AAF’s e CAF’s, já na tarde desta sexta feira, dia 10. Quanto aos alunos, a testagem será feita por fases: entre os dias 20 de setembro e 1 de outubro para o secundário; e de 4 a 15 de outubro, para os alunos a partir dos 12 anos (3.º ciclo).

Cesário Silva diz encarar o arranque do ano letivo com “serenidade” e “confiança”, assegurando que se vão manter as regras de prevenção do contágio da COVID-19, e fazendo votos que dentro de 3 a 4 meses as coisas possam “ir abrindo devagarinho” e com tranquilidade.