A empresa marinhense Tecfil, situada no Pilado, está encerrada após a deteção de 56 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus

 

Segundo adiantou esta segunda feira, 15 de março, à Agência Lusa a delegada de saúde da Marinha Grande, “à data de domingo, há 56 casos positivos entre os 155 colaboradores ativos na empresa”.

De acordo com Clarisse Bento, na semana passada haviam sido detetados “dois, três casos isolados, na empresa”, que na última sexta feira deu início a um rastreio que ficará concluído hoje.

Paulo Valinha, administrador da Tecfil, explicou que na sexta feira quando começaram a ser realizados os testes se percebeu que “a situação era grave”, tendo a laboração sido interrompida logo nesse dia, pelas 23 horas.

Segundo o responsável, este domingo foi decidido, juntamente com a delegada de saúde, que a empresa, que se dedica à produção de fios, não irá laborar durante esta semana.

O administrador adiantou ainda que desde o início da pandemia, em março do ano passado, e num universo de 180 colaboradores “registou três casos positivos” de infeção.

“Desde outubro que a empresa faz aleatoriamente cerca de 30 testes por semana para despistar eventuais casos de COVID-19”, acrescentou Paulo Valinha, explicando que o mesmo sucede a quem comunique sintomas da doença, sendo as situações encaminhadas para o Serviço Nacional de Saúde.

Entretanto, as instalações foram alvo de uma ação de desinfeção e higienização levada a cabo este domingo pela GNR, como fez saber ainda Clarisse Bento.

De referir que o boletim emitido esta madrugada pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria apenas dá conta da deteção de 14 novos casos de infeção nas últimas 24 horas no concelho da Marinha Grande, que tem agora 37 casos ativos da doença e um total de 1700 infetados desde o início da pandemia.