A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada em Vieira de Leiria, prepara-se para inaugurar já este sábado, 9 de abril, às 19h, a exposição coletiva de pintura “Uma homenagem a Maria Archer”, por ocasião do 40.º aniversário da sua morte

 

A mostra tem organização conjunta da autarquia marinhense, da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e do Círculo de Culturas Lusófonas Maria Archer, e a curadoria está a cargo de Aquilino Ferreira e de Ester de Sousa e Sá.

Segundo fez saber o Município, a exposição reunirá obras de 15 artistas. São eles: Aquilino Ferreira, Ana Leiss, Balbina Mendes, Cláudia Costa, Constância Nery, Do Carmo Vieira, Elizabeth Leite, Ester de Sousa Sá, Gabriela Carrascalão, Mafalda Rocha, Maria André, Norberto de Abreu, Rosa Maria Alves, Sophie Ballet Ballet e Sílvia Vale.

Maria Archer é um nome maior da Diáspora Portuguesa e do mundo da Lusofonia como intelectual, romancista, jornalista, precursora na observação e registo de usos e costumes de gentes com as quais, por largas décadas, tanto gostou de conviver, em Moçambique, na Guiné-Bissau, em Angola, e, por fim, no Brasil.

“Mulher livre num país ainda sem liberdade, a mais feminista das escritoras portuguesas do século XX, usou a escrita como arma de combate e pagou pela coragem um preço alto. Foi pela Ditadura forçada ao exílio e "deliberadamente apagada da História", nas palavras de Teresa Horta”, recorda autarquia em nota de imprensa.

A mostra poderá ser apreciada até 9 de junho, todos dos dias (com exceção das quintas feiras), das 10h às 21h.