A marinhense Margarida Balseiro Lopes é a nova Ministra da Juventude e Modernização, integrando o XXIV Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro

 

A jurista, de 34 anos, é a ministra mais jovem do novo Governo, cuja tomada de posse ocorreu ao final da tarde da última terça feira, 2 de abril, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Natural da Marinha Grande, Ana Margarida Balseiro de Sousa Lopes é vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD. Em 2015, foi eleita deputada à Assembleia da República, tendo cessado funções em 2022. Integrou várias comissões parlamentares, com destaque para a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (2011), mestre em Direito e Gestão pela Universidade Católica Portuguesa (2014), pós-graduada em Fiscalidade pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (2021) e doutoranda em Direito na Universidade Católica Portuguesa (desde 2021).

Desempenhou vários cargos na JSD, tendo sido Presidente da Comissão Política Nacional da JSD entre 2018 e 2020, e foi também deputada na Assembleia Municipal da Marinha Grande.

Sob a alçada de Margarida Balseiro Lopes no Ministério da Juventude e Modernização estão a Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, e o Secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva.

 

Foto: portugal.gov.pt