Os atletas do Judo Clube da Marinha Grande (JCMG) são os protagonistas da campanha de sensibilização em torno da COVID-19 que o clube acaba de lançar através das redes sociais

 

“Cuidar de si é cuidar de todos” e “Obrigada a todos os profissionais de saúde que nos ajudam nos momentos mais difíceis” são apenas algumas das mensagens que estão a ser divulgadas na página de Facebook do Judo Clube, juntamente com fotografias de judocas de várias idades, devidamente equipados e de máscara no rosto.

Com a divulgação destas mensagens “pretende-se mobilizar a comunidade num comprometimento em torno de uma ação ativa e responsável no cumprimento das principais medidas emanadas pela Direção Geral da Saúde de forma a mitigar o contágio e propagação da COVID-19”.

Segundo o JCMG, o mote “Seja um Agente Ativo de Saúde Pública” serve de base para cada judoca partilhar a sua mensagem.

Ao nosso jornal, Mariana Lavos, estudante de Enfermagem, dirigente e atleta do Judo Clube, referiu a importância da iniciativa em torno da qual se tem mobilizado a família do JCMG: “os jovens desempenham uma função importantíssima. A educação para a cidadania é um dos nossos pilares de intervenção e neste momento estamos muito focados nele”.

“A campanha tem-se tornado viral, face ao elevado número de partilhas que se realizam todos os dias e tem permitido também dar voz aos atletas que não voltaram aos treinos após o primeiro confinamento, mantendo a sua proximidade com o clube”, acrescentou a judoca.

Apesar do período de confinamento, o clube faz saber que tem realizado um vasto conjunto de atividades à distância, em diferentes dimensões, nomeadamente aulas de judo através das plataformas digitais, utilização da aplicação do clube com tarefas direcionadas aos atletas, ciclos de conferências e formações, bem como intercâmbios com clubes de outros países.