Uma homenagem, um protocolo e uma inauguração. Foi assim a manhã do passado dia 5 de abril, na Marinha Grande, numa iniciativa da autarquia que enalteceu o percurso do primeiro atleta olímpico marinhense, Raimundo Santos, estabeleceu um protocolo com o Comité Olímpico Português e inaugurou o polidesportivo de Casal de Malta

 

A iniciativa arrancou no auditório do Edifício da Resinagem, onde foi firmado um protocolo entre o Município da Marinha Grande e o Comité Olímpico de Portugal para a implementação do Programa de Educação Olímpica nas escolas do concelho e que abarcará todos os níveis de ensino. “Educar para o desporto” e incentivar as crianças, os jovens e as famílias a fazer cumprir valores como a amizade e o respeito, são alguns dos objetivos a alcançar, como referiu o presidente da autarquia.

Para Aurélio Ferreira, “é um orgulho registar na história da Marinha Grande aquele que foi o primeiro atleta olímpico do concelho e do distrito”, Raimundo Santos, que em 1992 participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona. O autarca referiu que participar nos Jogos Olímpicos é o maior desafio para qualquer atleta de alta competição, e lembrou a equipa que trabalhou com Raimundo Santos, salientando que “ninguém faz nada sozinho”.

Já o presidente do Comité Olímpico de Portugal congratulou-se pelo facto de o Município apresentar Raimundo Santos como exemplo para as novas gerações, de que “com trabalho, dedicação, disciplina e algum talento, é possível estar no maior palco desportivo a nível mundial”. Sobre o Programa de Educação Olímpica, José Manuel Constantino mencionou que reúne um conjunto de instrumentos e apoios para alcançar resultados desportivos e valorizar a mensagem olímpica.

Coube a Rita Nunes, do Comité Olímpico, apresentar o referido programa, destacando a excelência, a amizade e o respeito como pilares fundamentais do movimento olímpico, e com base nos quais se pretende “formar campeões para a vida”. O programa já foi implementado em 281 escolas a nível nacional, envolvendo 916 professores e cerca de 87 mil alunos. Os conteúdos são transversais às várias áreas do conhecimento, da história à geografia, contribuindo para a formação de crianças e jovens pela transmissão de conhecimentos sobre o movimento olímpico, os seus valores, símbolos, modalidades e atletas.

Emoção e amizades duradouras

Raimundo Santos, convidado a usar da palavra, agradeceu o tributo do Município ao assinalar os 30 anos da sua participação nos Jogos Olímpicos, destacando as amizades que fez com outros atletas de alta competição e que perduram até hoje. Lembrou as dificuldades sentidas na época, em que Lisboa estava a três horas e meia de distância, e que os primeiros estágios de atletismo na Marinha Grande aconteceram em casa dos seus pais. Emocionado, agradeceu à família, amigos e colegas de trabalho por todo o apoio e reconhecimento.

Na homenagem marcaram presença os atletas olímpicos Paulo Guerra e Domingos Castro, que disseram guardar boas memórias da Marinha Grande e dos estágios realizados na região, do bom acolhimento que sempre tiveram, realçando os valores da amizade e do respeito transmitidos pelo desporto independentemente das cores dos clubes que cada um representava. Salientaram que para chegar a uma Olimpíada “é preciso muita dedicação, muito querer e respeito pelos adversários”, e que “os atletas olímpicos precisam de muito apoio”.

 

Polidesportivo representou investimento de 700 mil euros

Seguiu-se a inauguração do polidesportivo de Casal de Malta, após a reabilitação do espaço público, que implicou um investimento na ordem dos 720 mil euros. Foram instalados equipamentos de manutenção, beneficiado o polidesportivo, criados lugares de estacionamento, zonas ajardinadas e colocado novo mobiliário urbano.

A cerimónia culminou no Estádio Municipal com o descerramento de uma placa alusiva à Pista Raimundo Santos, no âmbito dos 30 anos da participação do atleta nos Jogos de Barcelona, e que recebeu o seu nome por deliberação camarária de 11 de novembro de 2010.