Prevenir as quedas através do judo era o objetivo primordial do projeto “Avós(z) do Judo”, que o Judo Clube da Marinha Grande dinamizou ao longo do último ano. No entanto, esta iniciativa Inovadora de Empreendedorismo Social foi muito mais além ao potenciar o convívio e melhorias na saúde, física e mental, de mais de quatro centenas de seniores, na Marinha Grande e em Leiria

 

O impacto do projeto, financiado no âmbito do Portugal 2020, através do Portugal Inovação Social, e apoiado pelos Municípios de Marinha Grande e Leiria, ficou bem patente na festa de encerramento que teve lugar no passado dia 23 de maio, na Casa da Cultura Teatro Stephens.

Através de um vídeo, foi possível testemunhar os benefícios que o projeto trouxe ao seu público-alvo que, convidado a falar das suas experiências, elencou como aspetos positivos o convívio com outros seniores, a possibilidade de sair de casa e das instituições, a destreza física ganha ao realizarem os exercícios, bem como os conhecimentos adquiridos. Afinal, o projeto, além das sessões com os treinadores de judo Sandra Saraiva e Pedro Folgado, incluiu aulas teóricas com a nutricionista Patrícia Ferreira, a animadora sociocultural Bárbara Ribeiro, a enfermeira Joana Nunes, e a terapeuta ocupacional Patrícia Dias. Foram ainda mencionadas outras pessoas da ‘família’ do Judo Clube que ajudaram à concretização dos “Avós(z) do Judo”.

Na ocasião, Margarida Pedroso, que esteve na coordenação do projeto, fez saber que “foi um grande desafio para um Clube pequeno como o nosso”, contudo, e apesar de algumas dúvidas iniciais, “conseguimos cumprir tudo aquilo a que nos propusemos”. A responsável agradeceu a todos os envolvidos por participarem e acreditarem no projeto, salientando que as parcerias foram “imprescindíveis” para levar o projeto adiante, nomeadamente ao Politécnico de Leiria, a quem caberá agora validar os seus resultados do ponto de vista científico.

A cerimónia foi pautada por momentos musicais e incluiu a entrega de diplomas e lembranças às mais de duas dezenas de instituições participantes, bem como aos parceiros, públicos e privados.

Da parte das entidades, foi reconhecido o profissionalismo, empenho e dedicação de toda a equipa de profissionais do Judo Clube, e feitos votos de que os “Avós(z) do Judo” possam, em breve, voltar ao terreno.

A assistir à cerimónia esteve o presidente do Município, Aurélio Ferreira, que considerou tratar-se de “um projeto extraordinário”, que viria a ganhar “uma dimensão que nem quem o organizou tinha noção de que fosse possível”. O autarca deixou ainda palavras de agradecimento aos treinadores e àquele que considerou ser “o Pai” do Judo na Marinha Grande, António Saraiva, e elogiou a virtude do projeto ao conseguir “tirar as pessoas de casa”. Aurélio Ferreira saudou todos os envolvidos no projeto, salientando que “ninguém faz nada sozinho”.

Como não poderia deixar de ser, a festa incluiu uma demonstração do projeto, que levou alguns dos seniores ao tatami, em pleno palco do Teatro Stephens.