São mais de três centenas as pessoas com 65 anos ou mais anos que estão a participar no Ativo 3+, Programa de Atividade Física para a 3.ª Idade, dinamizado pelo Município da Marinha Grande, em colaboração com associações locais

 

Segundo a autarquia, a iniciativa destina-se sobretudo a pessoas com 65 ou mais anos de idade e necessidades muito específicas, com o objetivo de promover a prática de hábitos de vida saudáveis. Em paralelo, explica o Município, “facilita o acesso da população idosa à prática de atividades físicas e desportivas, visando contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar dos munícipes/público-alvo do concelho, de forma solidária e inclusiva”.

O programa materializa-se na atribuição de apoios a associações do concelho, mediante a apresentação de uma candidatura de caráter anual. Este ano, participam oito associações das três freguesias, abrangendo um total de 314 pessoas. Entre as atividades disponíveis, há natação, yoga, pilates e ginástica, entre outras, o que representa um investimento camarário que ultrapassa os 11 mil euros.

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson – Delegação Regional do Distrito de Leiria, a Associação Sindical União dos Reformados, Pensionistas e Idosos da Marinha Grande, o Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria, o Clube Desportivo Moitense, a Comissão de Reformados Pensionistas e Idosos de Vieira de Leiria, o Industrial Desportivo Vieirense, a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande e o Sport Operário Marinhense são as entidades beneficiadas.