A realização de um exercício militar levado a cabo pela Base Aérea n.º 5 de Monte Real, ao final do dia de quarta feira, 13 de março, assustou a população do Pilado e Escoura, que julgou tratar-se de um “grande tiroteio” no local

 

Segundo relatou ao nosso jornal um dos moradores, cerca das 19h15 a população do lugar foi “surpreendida por centenas de disparos, que sugeriam a ocorrência de um grande tiroteio a ter lugar no cruzamento da Rua Cova do Lobo, junto ao aceiro exterior”.

A intensidade do ruído levou a que alguns populares se deslocassem ao local onde estavam a ser feitos os disparos, tendo constatado que “afinal se tratava de um exercício militar inserido no âmbito de um maior exercício militar que está a ser desenvolvido pela BA5”.

A situação em causa deixou “incrédulos” os habitantes das referidas localidades, por um lado por não ter havido conhecimento prévio da realização do exercício e, por outro, “pelo facto dos tiros terem sido dados junto de habitações”.

De acordo com os moradores, a situação “provocou grande alarme e receio” junto da população que durante cerca de três minutos ouviu “tiros constantes que, muitas vezes, eram de rajada”.

Alguns populares contactaram a GNR no sentido de perceber o que estava a acontecer, e houve mesmo residentes que interpelaram os militares que se encontravam no terreno. Os moradores, que gostariam de ter tido conhecimento prévio sobre o exercício, questionam qual a necessidade de ocorrer tão próximo das habitações quando, mesmo ao lado, existe uma vasta área de mata nacional.

Sobre este assunto, o nosso jornal solicitou esclarecimentos junto da Força Aérea, que explicou que está a decorrer desde segunda feira e até hoje, dia 15 de março, um exercício com vista à preparação de militares para uma missão internacional a decorrer em breve na República Centro Africana.