O Núcleo da Marinha Grande do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) foi palco, no dia 15 de março, de uma ação de formação sobre lubrificantes, dinamizada pela empresa Sintetikllub, da Maceira, em parceria com a Cogelsa

 

Segundo adiantou ao JMG Carlos Coimbra, responsável da área oficinal do Núcleo do CENFIM, assistiram à formação cerca de 40 formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos de Maquinação de CNC que “vão ser os primeiros a lidar com este tipo de soluções quando entrarem no mercado de trabalho”.

O CENFIM recebe todos os anos um a dois eventos de formação deste género dentro das áreas de CNC e Programação, ferramentas e máquinas, mas sobre óleos foi a primeira ação. Segundo o responsável, o objetivo passa por dar a conhecer aos formandos o máximo de soluções possível, independentemente dos fornecedores. “O importante é eles conhecerem o máximo, quais são as vantagens e desvantagens, porque amanhã eles vão ser fonte de decisão nas empresas”.

 

Os formandos em questão vão entrar, em breve, em período de estágio que, segundo Carlos Coimbra, “costuma ser a catapulta de lançamento para o mercado de trabalho”, maioritariamente direcionado para a indústria de moldes.

O CENFIM tem atualmente cerca de 290 formandos, no período diurno e noturno, oriundos da Marinha Grande e dos concelhos limítrofes, numa oferta muito diversificada de cursos, desde CNC, Automação e Controlo, Soldadura, Gestão da Manutenção, Mecatrónica e Projeto de Moldes.

De acordo com Carlos Coimbra, apesar de neste momento a área dos moldes estar a viver uma situação “difícil”, o CENFIM continua a ter uma empregabilidade próxima dos 100%, até porque tem havido um “aumento muito significativo” da procura no que se refere à metalomecânica.

Na sessão marcou presença Ricardo Gonçalves, gerente da Sintetikllub, criada há 4 anos e que se dedica à venda de lubrificantes e equipamentos industriais, maioritariamente no distrito de Leiria, importadora da marca Cogelsa, com exclusividade para a zona centro e sul.

A empresa, que já promove formações semelhantes junto dos seus clientes, propôs ao CENFIM fazer esta sessão por considerar ser “uma mais-valia” para os formandos que vão entrar no mercado de trabalho, de forma a perceberem o contexto dos lubrificantes, sobretudo os solúveis, muito importantes na área. “A ideia é que fiquem a perceber o modo de funcionamento e os cuidados a ter no que se refere à sua manutenção”.

André Moreira, responsável da Cogelsa em Portugal, foi o orador de serviço e explicou que a marca, com sede e centro de desenvolvimento em Barcelona, leva já mais de 100 anos a desenvolver, produzir e comercializar lubrificantes. Os lubrificantes de corte à base de água, por serem os mais usados na área da metalomecânica, estiveram em evidência e o objetivo foi alertar os alunos, futuros trabalhadores, sobre os cuidados a ter com a emulsão, com vista à durabilidade e rentabilidade dos mesmos.