Fundado a 23 de junho de 1923, por Sebastião Mota, Júlio de Sousa Marques, Tito de Sousa Marques, Manuel Rosa dos Santos, José da Luz Lino, Joaquim Magalhães, Manuel Bonita e Manuel Marques, o Sport Império Marinhense, popular coletividade do Engenho, completou cem anos de vida, ao serviço das populações do lugar e da Marinha Grande, no âmbito do desporto, da cultura e do entretenimento


As comemorações centenárias ocorreram no passado domingo, dia 25, com o Almoço de Aniversário, que juntou à mesa 310 pessoas, entre sócios, familiares, amigos e convidados, número nunca antes alcançado em realizações anteriores, a provar que o Império continua vivo, ativo e com a vontade de cumprir os desígnios dos seus fundadores.

Entre os convidados, destaque para Aurélio Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cristina Sousa, Presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Isabel Graça, representante da Confederação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, ladeados por Joaquim Duarte de Sousa, Presidente da Direção do SIM e de António de Almeida, Presidente da Assembleia Geral.

Com a sala completamente cheia de sócios e familiares, muitos dos quais aproveitaram o ensejo de se reencontrarem, o almoço, que foi primorosamente servido por uma empresa conceituada de Alcanena, decorreu em franco ambiente de amizade até ao momento em que os elementos do Grupo Cénico do SIM brindaram a assembleia com a representação de uma série “sketches” de antigas representações, forma encontrada, segundo Cesário Ribeiro, de o Grupo homenagear a coletividade.

Parabéns ao Império

Tanto Isabel Graça, representante da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, como Cristina Sousa, Presidente da Junta de Freguesia e ainda Aurélio Ferreira, Presidente da Câmara, no momento da sua intervenção pública, rasgaram largos elogios ao Império e a todos os seus dirigentes, antigos e atuais, pelo magnífico trabalho que realizaram ao longo dos tempos, ao mesmo tempo que entregaram ao Presidente da Direção prendas dos organismos que representavam. De igual modo, António Rola, Presidente do Estrela do Mar, fez a oferta de duas recordações e realçou o espírito de cooperação existente entre as duas coletividades.

António de Almeida, na sua qualidade de Presidente da Assembleia Geral, encerrou a série de discursos, aludiu aos momentos de glória da Coletividade e às tremendas dificuldades que ultimamente viveu, agradeceu à atual direção e às anteriores, o esforço desenvolvido para continuar o Império vivo, e agradeceu também ao empreiteiro, ao contabilista e aos fornecedores, pela sua paciência e confiança que têm tido com a Direção.

Entrega de lembranças e galardões

Afonso Rocha e Adelino Neto, o primeiro como sócio mais novo do Império e o segundo como sócio n.º 1 e, simultaneamente, como sócio mais velho, receberam lembranças, sob estrondosa salva de palmas.

Sócios galardoados

Ato de grande significado de amor ao Império foi a entrega de galardões aos sócios que completaram 50 anos de filiação nos anos de 2021, 2022 e 2023, a saber: 2021 – Joaquim Domingues Matos; António Pessoa Amaral; Joaquim Serrano; Armando Silva; Joaquim da Nazaré Barroca; Albino Esteves; Manuel Matos Pereira; José Manuel Lourenço e Silvino Rosa de Sousa. 2022 – Ramiro Matos Ribeiro; Fernando Matos; Nelson Vereia Alves; Augusto da Silva Matias; Júlio Casaleiro; Aurélio Rosa Dinis; José Alberto Pereira; Silvino Leandro de Sousa; Arnaldo Tavares; Artur Freitas Marques; António de Jesus Lourenço; Hélder Domingues Clérigo; Alberto Manuel Franco; Hirundino Galo; Daniel Afonso Carvalho; Carlos Alberto Oliveira; Luís António Oliveira; Nelson Serra Duarte; Rui Manuel Marrazes e António Moreira. 2023 – Carlos Alberto de Jesus Silva; José Manuel Gonçalves; José Marrazes Lourenço; Carlos Alberto Pereira; Laurindo Jorge; Albertino Alves Monteiro; José Manuel Gomes; Valdemar Dias Pedro; José Manuel João e Pedro Ferreira Paiva.   
   

 

Canto de Parabéns

Certamente um dos momentos mais altos da celebração dos cem anos de vida do Império, foi o cantar dos parabéns e o corte do bolo de aniversário. Com os elementos da Direção unidos, o som uníssono das mais de 300 pessoas reunidas, ecoou pelo salão, vibrante, dando os parabéns ao Império.

Joaquim de Sousa cortou o bolo e a festa continuou com os brindes e abraços de amizade.

Parabéns ao Império e a todos aqueles que durante estes cem anos tanto fizeram pelo desporto, pela cultura e pelo entretenimento do Povo do lugar do Engenho e da cidade da Marinha Grande.


Adriano Paiva