Cerca de 300 pessoas marcaram presença na Gala que a Sociedade de Beneficência e Recreio 1.º de Janeiro da Ordem dinamizou na noite do último sábado, dia 6, no seu salão, para comemorar 85 anos de existência em prol do lugar e da comunidade marinhense em geral

 

Ao longo do serão, e após a abertura dos festejos com o Grupo de Cavaquinhos MusicOrdem, muitos foram os artistas que subiram ao palco, alguns filhos da terra como foi o caso de Helder Rodrigues, que apresentou um Momento de Poesia, dedicado a Abril. Seguiu-se a jovem dupla Beatrice Constantin e Rairton Lima, o Trio Improvisado, composto por Luís Agostinho, Nuno Gonçalves e Ricardo Santos, e o projeto “Ambos os Dois – Comédia de Improviso”, por Leandro Costa e Marco Santos. Em palco estiveram também as jovens promessas “Sound Key”, uma banda de pequenos grandes artistas constituída por Beatriz Castro, Maria Simões, Manuel Pinto, Salvador Gomes, Pedro Ascenso e Duarte Magalhães. A fechar a noite de gala, um momento intimista com o músico, compositor, autor e poeta, D. Nuno Henriques Barroso, fundador dos Além Mar, que colocou o público da Ordem a cantar.

Pelo meio, foram distinguidos com emblemas de prata e ouro os associados que completaram 25 e 50 anos de filiação na coletividade, bem como os sócios com 75 e mais anos de ligação à SBR 1.º de Janeiro, designadamente: António de Oliveira Rosa, Francisco dos Santos e Joaquim Domingos Matos, que receberam emblemas de platina.

Empresas e associados distinguidos

A Direção entendeu atribuir o galardão Gratidão ao Grupo Matos Gest e às empresas Calkitos, Metal Marinha e HVA Papelarias, pelo “imprescindível” contributo que têm dado à coletividade, apoiando o seu dinamismo e realizações. Pelos relevantes serviços prestados no ano de 2023, foram agraciados com o Prémio Sócio Dedicação os associados Sara Pereira, Renato Santos, Ana Teixeira e Aurélio Santos.

Para a entrega das distinções, a coletividade convidou o presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, João Bernardino, a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria das Neves, o presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso, o presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, Aníbal Curto Ribeiro, e o vereador da Câmara responsável pela pasta do associativismo, João Brito.

Instados a usar da palavra, parabenizaram a SBR 1.º de Janeiro, os seus fundadores e dirigentes associativos pela longevidade alcançada e pelo importante contributo à comunidade, através da dinamização cultural, recreativa e desportiva, incentivando a que se prossiga com o bom trabalho nesses âmbitos.

SBR 1.º de Janeiro com eleições marcadas

Coube ao presidente da Direção encerrar a série de discursos. Na sua alocução, Carlos Rosa manifestou gratidão “a todos” pelo “caminho que seguiram e partilharam connosco nos bons e maus momentos”, lembrando que “nada se constrói sozinho”, e deixando um “agradecimento especial aos que, infelizmente, já não se encontram entre nós e que muito deram e trabalharam” em prol da coletividade. O presidente não esqueceu “as dificuldades” com que a SBR 1.º de Janeiro se tem debatido, mas afirmou que “com muita luta e dedicação, cumprimos sempre com os nossos compromissos, mesmo lutando contra tudo e todos e contrariando os que nos criam dificuldades”.

Agradeceu o apoio das empresas que continuam ao lado da coletividade, e à Junta da Marinha Grande. Ao presidente da Câmara, que não esteve presente, e aos restantes vereadores, Carlos Rosa pediu “mais atenção” para o trabalho desenvolvido pelas coletividades, que levam longe o nome da terra. “Não temos tido o apoio necessário para podermos criar condições para dar aos atletas e desenvolver cada vez mais a cultura e o desporto”, concluindo que “estamos a ficar cada vez mais comprometidos, e tudo isto por falta de apoio à cultura e ao desporto da nossa cidade. A autarquia, sendo a entidade máxima responsável, terá que mudar a sua política de apoios”.

Em véspera de um novo ato eleitoral, Carlos Rosa garantiu que não será recandidato e informou que todos os compromissos até ao momento foram liquidados, incluindo o empréstimo a um associado, e pediu um maior envolvimento dos associados. Garantiu que as atividades previstas para os próximos meses serão asseguradas, e realçou que a SBR tem “excelentes” condições para a realização de um vasto leque de iniciativas.

Cantaram-se os parabéns à SBR 1.º de Janeiro, na presença do sócio n.º 2, António Rosa, de 92 anos, e de Ilídio Carlos, de 98, que foi presidente da Direção.