- Escrito Por: Redação
- Cultura e Lazer
- 16 janeiro 2026
“No Fio da Respiração” é como se intitula a exposição que a artista Marinela Fazendeiro inaugurou na tarde do último sábado, 10 de janeiro, na Galeria Jorge Martins, no Sport Operário Marinhense, na presença de familiares e amigos
Ao JMG, a artista plástica marinhense deu conta que a mostra junta trabalhos de pintura, desenho e vidro, com inspiração na natureza, designadamente “naquilo que nos escapa e a que não damos tanto valor, como as ervas, os pequenos arbustos, o mato rasteiro e a areia”.
Quanto às técnicas, na pintura foi o acrílico e técnica mista, nos desenhos grafite e aguarela, e nas peças em vidro fusão a alta temperatura, com recurso a areia do Pinhal do Rei.
Inspirada no mato rasteiro do pinhal, Marinela Fazendeiro desenhou em papel de cenário uma obra que ocupa uma parede inteira da Galeria. Ao nosso jornal, a artista explicou que foi desenhando, aos poucos, com o papel em rolo e que apenas conseguiu ver a obra na globalidade quando preparou a exposição.
Na ocasião, Cristina Carapinha, presidente da Direção do Operário, destacou a relação próxima da artista com a natureza que a rodeia, bem como a multiplicidade de materiais e linguagens que tem explorado ao longo o seu percurso, com trabalhos que nascem da observação de pequenas coisas e dos instantes quase invisíveis do quotidiano.
Sobre a exposição em particular, a dirigente considerou que “convida-nos a abrandar, a olhar com atenção, a escutar o silêncio e a reconhecer a beleza no simples e no essencial”, acrescentando que os trabalhos expostos “respiram natureza, fragilidade e força”.
Cristina Carapinha sublinhou também que a obra de Marinela Fazendeiro está alinhada com os valores que o Operário reconhece, como sejam a valorização da educação, da arte, da natureza e do pensamento crítico.
A mostra ficará patente até dia 8 de março, podendo ser apreciada das 14h às 19h.






