A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), através do Núcleo Concelhio da Marinha Grande, promove esta sexta-feira, dia 10 de julho, uma conferência dedicada aos 90 anos da Guerra Civil de Espanha

 

A iniciativa tem início marcado para as 17h30, no Espaço do Cidadão da Junta de Freguesia da Marinha Grande, e contará com a participação de José Hinojosa Durán, doutor em História.

 

Sob o tema "Lembrar a Guerra Civil de Espanha – um dever de memória", a conferência pretende assinalar os 90 anos do início do conflito, abordando as suas consequências humanas, políticas e sociais, bem como a importância da preservação da memória histórica.

 

Segundo a URAP, a Guerra Civil de Espanha “foi o primeiro conflito europeu em que os civis se tornaram alvos em massa”, recordando o envolvimento de milhares de pessoas na luta “contra a besta fascista”.

 

A URAP sublinha ainda a importância de homenagear os resistentes antifascistas espanhóis, os internacionalistas que participaram no conflito e todos aqueles que continuam a investigar e divulgar este período da História.

 

A iniciativa tem entrada livre.