Criar uma cidade de proximidade, reduzindo distâncias e promovendo a melhoria da qualidade do ambiente urbano, é o objetivo do Município, que acaba de aprovar a Fase II do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Cidade da Marinha Grande

 

No âmbito do PMUS, o Município quer apostar na adoção da mobilidade sustentável, na descarbonização, segurança, articulação com o planeamento e ordenamento do território, incluindo a implementação de medidas para o desvio do trânsito de pesados do centro da cidade e a definição da localização de um interface.

O documento, que foi apresentado em reunião de câmara no passado dia 11 de dezembro, visa encontrar soluções sustentadas de mobilidade para a resolução dos problemas relacionados com a circulação automóvel, estacionamento e segurança rodoviária, “priorizando as questões relacionadas com a promoção dos modos suaves, nomeadamente, a circulação pedonal e ciclável, por forma a viabilizar a adoção de políticas de gestão da mobilidade mais salubres”.

Segundo a autarquia, o Plano define, nesta fase, como linhas estratégicas: Modo pedonal, ciclável, Transportes Públicos e infraestrutura associada, circulação viária, estacionamento, macro e micrologística, e segurança rodoviária.

A Fase III será apresentada em 2024, e constituirá a Versão Final do Plano, “que irá incorporar os contributos pertinentes que decorram dos diversos momentos de participação e envolvimento dos stakeholders relevantes”.