O Instituto Politécnico de Leiria colocou 1.830 novos estudantes nas suas licenciaturas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), das 1.963 vagas disponíveis. Foram preenchidas 93,2% das vagas, a maior taxa de colocação de sempre da instituição

 

Para Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, os resultados obtidos “são bastante significativos e importantes, demonstrando não só a qualidade da oferta formativa do Politécnico de Leiria, como o seu reconhecimento nacional e internacional, enquanto instituição de ensino superior de referência”.

O responsável refere que a colocação de 1.830 estudantes nesta primeira fase representa um aumento de 3,4% face ao período homólogo do ano letivo anterior, e sublinha que, “dos estudantes colocados, cerca de 90% escolheram o Politécnico de Leiria como primeira opção, o que revela a grande atratividade dos cursos das nossas cinco escolas para os novos estudantes”.

Da oferta formativa, e no que respeita às licenciaturas, 34 cursos preencheram a totalidade das vagas disponíveis, correspondendo a praticamente 70% do total dos cursos. A Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha completaram todas as vagas disponíveis, e na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais apenas restam duas vagas por preencher. Já a Escola Superior de Tecnologia e Gestão registou uma taxa de ocupação das vagas de 89%, e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de 74,7%.

Entre os cursos que completaram a totalidade das vagas a concurso, os que registaram a média de entrada mais alta – do último estudante colocado – foram: Artes Plásticas (165,6); Design Gráfico e Multimédia (161,8); Fisioterapia (154,0); Design Industrial (152,2); Design de Espaços (151,0); Design de Produto - Cerâmica e Vidro (149,2); Teatro (148,1); Som e Imagem (145,5); Solicitadoria (144,1); e Comunicação e Media (143,9).