Passeios pedestres, ações de sensibilização e ciência viva são apenas algumas das iniciativas que o Município vai levar a cabo nas próximas semanas, na Praia Velha e em São Pedro de Moel, no âmbito do Programa da Bandeira Azul

 

Até ao final do mês, será possível apreciar no Edifício do Cosmos, em S. Pedro de Moel, a exposição “Floresta portuguesa, um olhar mais atento”, que resulta de uma parceria com a Universidade de Aveiro.

Constituída por um vasto leque de fotografias, a mostra “pretende despertar no observador um olhar mais atento à beleza e importância que a floresta encerra e alertar para os perigos constantes de que é alvo”, considerando os seus promotores que é “urgente sensibilizar para a necessidade de proteger e salvaguardar o nosso valioso, e vulnerável, património florestal”.

Na quinta feira, 18 de julho, em São Pedro e também na Praia da Vieira, os mais pequenos, do pré-escolar ao 2.º ciclo, foram o público-alvo da campanha “Verão de Campeão”, da Fundação Vodafone, com atividades e jogos sobre o ambiente, a segurança e as acessibilidades.

No próximo sábado, a partir das 9h30, será dinamizado um passeio guiado aos afloramentos rochosos entre a Praia Velha, São Pedro de Moel e Água de Madeiros, subordinado ao tema “A Geologia de São Pedro de Moel, um mergulho em mares jurássicos”, pelo Prof. Doutor Luís Duarte, da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Universidade de Coimbra.

Para dia 27, entre as 15h30 e as 17h, está agendada uma Oficina de Ciência Viva, no Edifício do Cosmos, com abordagem à problemática dos microplásticos e dos seus impactos na cadeia alimentar marinha e na saúde pública. Está prevista a observação, ao microscópio e lupa binocular, de plâncton, pólen, insetos e flores, que integram o património natural de São Pedro de Moel.