Decorreu na noite de sexta feira, dia 5 de julho, no Parque Municipal de Exposições, a Gala de encerramento da época desportiva 2023/2024 do Sport Lisboa e Marinha

 

Hélder Serra, que liderou o clube da Ordem durante vários anos, foi o primeiro a subir ao palco, congratulando-se com a decisão da atual Direção de voltar a atribuir os galardões José Vicente, homenageando desta forma o dirigente que “maior dedicação e paixão” demonstrou pelo SL Marinha. Serra lembrou que se não fosse José Vicente, que liderou o clube nas décadas de 60 e 70, “hoje não teríamos o SL Marinha como ele é”. “Foi ele que impediu muitas vezes que o Clube fechasse as portas”, disse Hélder Serra, recordando que “na altura, o Clube tinha sede na Rua Pedro Viana e até na noite de Natal ele fazia questão de ir abrir a sede”.

Hélder Serra, que foi agraciado com o Prémio Carreira, referiu-se aos cerca de 18 anos em que esteve ligado ao SL Marinha como atleta e “uma série de anos” como dirigente, frisando que “o Clube nada me deve, eu é que devo muito ao Clube, que muito me ajudou no meu percurso de vida e ao qual serei eternamente agradecido”. Considerou o galardão extensivo a todos os que colaboraram nas suas direções, deixou uma palavra “de muita saudade” a todos os que já nos desapareceram e à atual Direção deixou votos de “muito êxito, para tornar o Clube maior”.

Convidado a usar da palavra, João Brito, vereador da Câmara com os pelouros do Desporto e do Associativismo, lembrou os tempos em que ele próprio representou as cores do Clube, no atletismo, realçou o trabalho feito pelo SLM no domínio da formação e agradeceu a todos os envolvidos neste processo, desde técnicos, dirigentes, sócios, atletas e famílias. O autarca referiu que a Câmara está “em estreita conversação” com o Clube e “disponível” para ajudar no que for possível. “Estamos limitados financeiramente e em recursos humanos, mas podem contar sempre com o nosso apoio enquanto eu dirigir o pelouro do Desporto”, garantiu.

           

Para quando uma equipa feminina?

Manuel Nunes, presidente da Direção da Associação de Futebol de Leiria, felicitou o Clube pela iniciativa de reconhecer o mérito dos seus, de quem ajudou ao longo da época e por distinguir “quem foi melhor” e “levou mais longe o nome da Marinha Grande e do SL Marinha”. Desafiou o Clube a retomar a organização do ‘grande torneio’ que Hélder Serra promovia quando era presidente e que “trazia gente de todo o lado”, a melhorar a sua certificação e a criar uma equipa feminina. O responsável máximo da AF Leiria lembrou que o SLM “foi sempre um clube de referência”, que tem vindo a apostar na melhoria, a vários níveis, e que tem “sido impressionante na resolução de problemas e na criação de soluções”, nomeadamente para os atletas poderem treinar. Realçou ainda o trabalho do Clube na formação não só de bons praticantes, como de bons estudantes e de boas pessoas”.

 

“Fazer a diferença”

Coube a Hugo Pereira, presidente da Direção do Sport Lisboa e Marinha, encerrar a série de discursos, começando por agradecer a todos os que proporcionaram que o Clube pudesse crescesse esta época, que fosse “mais e melhor”. Congratulou-se pela entrega dos galardões José Vicente, uma “figura ímpar na história do clube” e lembrou as palavras ditas em 2020, na sua tomada de posse, de que “não há futuro sem presente nem passado”. Lembrou os valores defendidos pela equipa que lidera e com os quais todos se identificam, desde a família, ao sentimento de pertença, sem esquecer a prática desportiva e a valorização académica, com o desafio de fazer sempre melhor a cada dia.

Satisfeito pelas mais de 400 pessoas presentes no evento, Hugo Pereira apelou à Câmara Municipal e à Junta da Marinha Grande para que se envolvam mais na vida do Clube, anunciando que o SL Marinha continua a querer desenvolver os seus projetos e que estes serão sempre ambiciosos. “Só assim poderemos continuar a fazer a diferença na nossa comunidade”, concluindo com um “juntos somos mais fortes”.

Galardões José Vicente 2023/2024

O SL Marinha atribuiu os galardões José Vicente aos atletas que mais se destacaram na época que agora terminou, a nível escolar e desportivo, e prestou homenagem ao passado e ao presente do Clube, com foco no futuro.

- ABC, Petizes, Traquinas e Benjamins B: Entrega de lembranças de época

- Benjamins A: Mérito Escolar: Leonardo Carvalho; Jogador do Ano: Caetano Soares

- Infantis B: Mérito Escolar: Diego Pereira; Jogador do Ano: Gustavo Antunes

- Infantis A: Mérito Escolar: Afonso Augusto; Jogador do Ano: Francisco Canossa

- Iniciados: Mérito Escolar: António Carvalho; Jogador do Ano: Salvador Viana

- Juvenis B: Mérito Escolar: Francisco Salgueiro; Jogador do Ano: Martim Duarte

- Juvenis A: Mérito Escolar: Rui Santos; Jogador do Ano: Bernardo Couceiro

- Juniores: Mérito Escolar: André Vinagre; Jogador do Ano: João Gaspar

- Futebol de Formação: Guarda Redes do Ano: Gustavo Lavos "Gugu"

- Seniores: Jogador Revelação: Hugo Almeida; Jogador do Ano: Uli Magalhães

- Diretor do Ano: Hugo Rebola

- Prémio Dedicação: Sérgio Carreira

- Treinador do Ano: Ricardo Garcia

- Prémio Carreira: Hélder Serra.