Banco de Tempo da Marinha Grande é como se denomina o mais recente projeto da Associação Casa d’Árvore ABCNatur. Segundo a presidente da Direção, Jéssica Henriques, trata-se de uma iniciativa dedicada à promoção da solidariedade e à troca de serviços dentro da comunidade local


O Banco de Tempo é um projeto que existe há mais de 20 anos, em Portugal, através da Associação do Graal e o que se pretende, na Marinha Grande, é incutir o sentido de vizinhança, comunidade e partilha. Neste banco o tempo é a moeda de troca e tão válido é o tempo de um advogado, por exemplo, como o de um carpinteiro. “Aqui valorizamos o know-how da pessoa, aquilo que gosta de fazer e há coisas que não se compram, como fazer companhia a uma pessoa idosa ou conversar”. O projeto visa fortalecer os laços comunitários e fomentar uma cultura de colaboração e partilha na Marinha Grande.

A Associação Casa d’Árvore está também empenhada na promoção do ensino na e com a natureza, a partir do pré-escolar, com atividades para crianças dos 3 aos 6 anos, colocando-as no centro das aprendizagens.