A NORMAX - Fábrica de Vidros Científicos, fabricante de vidro científico e distribuidor de material para laboratório, está a celebrar 70 anos de história e atividade na Marinha Grande

 

O aniversário foi celebrado à mesa, com um almoço comemorativo que juntou, na última sexta feira, 4 de outubro, cerca de 150 convidados, entre os quais colaboradores, parceiros, clientes nacionais e internacionais.

“Há vinte e cinco anos, após a passagem do testemunho, eu e o meu irmão Rui, juntamente com o Silvino, assumimos este sonho como nosso e prometemos levá-lo além-fronteiras”, referiu na ocasião Joaquim Gomes, diretor comercial e de marketing e sócio-gerente da Normax.

O responsável deu conta que a empresa está hoje presente “em mais de 30 países espalhados por todo o mundo e, imensamente felizes por de igual forma sabermos que fizemos parte de uma missão maior. A de ajudar milhões de pessoas de forma direta ou indireta, com a distribuição e utilização dos nossos produtos”.

Segundo Joaquim Gomes, “nos últimos 25 anos, diversificámos a lista de países para os quais distribuímos, marcamos presença em inúmeras feiras internacionais, produzimos para algumas das mais conceituadas marcas mundiais, destacámos produtos como as Caixas Petri, as Pipetas Pasteur e a Volumetria e, enquanto fabricantes de vidro, construímos uma marca internacionalmente reconhecida pela sua elevada qualidade”.

Na véspera, a NORMAX dinamizou mais uma edição do seu “International Meeting”, onde deu a conhecer junto dos seus clientes e parceiros a renovação das infraestruturas fabris, quer na investigação como no desenvolvimento com vista à inovação e melhoria contínua. Segundo fez saber a empresa, o International Meeting visa, desde 2012, “promover o estreitamento de relações interpessoais e consolidação dos laços comerciais com os parceiros internacionais”.

Neste âmbito, decorreu também uma sessão técnica para a partilha de conhecimento, bem como outras atividades enquadradas na comemoração dos 70 anos de história da empresa.

70 anos a evoluir

Segundo informações prestadas ao nosso jornal pela Normax, a fundação autónoma da empresa remonta há largos anos, mas é em 1975 que Joaquim Manuel Gomes convida Júlio Cruz, já falecido, e Silvino Sousa, atual diretor financeiro, para formar uma sociedade. Juntos, em meados da década de 70, construíram as atuais instalações da Normax. Nesta altura e com Júlio Cruz, mestre do vidro e entusiasta por máquinas, ao seu lado, a Normax torna-se no maior fabricante mundial de Caixas de Petri.

“Este ano, além dos 70 anos da Normax, celebraríamos também os 90 anos de vida do nosso fundador que, com certeza, sentiria um enorme orgulho em saber que a sua neta Inês, minha filha, e atual diretora geral da empresa, dá todos os dias o seu melhor para manter o sonho vivo. E é também para nós um enorme orgulho poder contar com a 3.ª geração da família ao comando desta missão”, referiu Joaquim Gomes durante as comemorações.

Tecnologia e internacionalização

A Normax é um fabricante de vidro de laboratório e, adicionalmente, um distribuidor de uma gama completa de produtos laboratoriais e farmacêuticos de marcas reconhecidas internacionalmente. A sua missão centra-se em fazer da Normax um parceiro de referência para qualquer laboratório, de qualquer indústria, aliando-se à visão de contribuir para um futuro mais saudável e melhor para todos.

Com um portfolio de produtos muito extenso e completo, a empresa marinhense apresenta soluções para diversos ramos de atividade, para necessidades farmacêuticas, educacionais, de investigação e industriais.

Além do vidro, a empresa em vindo, ao longo dos anos, a aumentar a sua carteira com material plástico de laboratório, equipamento, instrumentos de laboratório, reagentes e até mobiliário clínico.

No mercado nacional tem como principais clientes vendemos Hospitais, Laboratórios Clínicos, Laboratórios, Indústria Farmacêutica, Indústria Alimentar e Universidades, sendo as suas vendas centradas na Distribuição.

Nas exportações, “a história é completamente diferente”, realça a Normax, “uma vez que os nossos clientes são todos distribuidores dos nossos artigos de vidro, com a marca Normax e/ou OEM”.

Desde meados dos anos 70 que a empresa exporta os seus produtos, especialmente para Espanha, Alemanha e Reino Unido, na Europa, e mais tarde conseguiu alcançar novos mercados na América do Norte e do Sul, na Ásia e em África.

“Ao longo dos anos, mantivemos esse crescimento e cultivámos uma relação próxima com os nossos clientes”, refere a Normax, cujas instalações ocupam uma área de 8 mil metros quadrados, com maior dimensão para a área de produção e armazenamento.

Atualmente com 95 funcionários, muitos dos quais estão na empresa há 20 e há 30 anos, a Normax tem uma carteira de clientes muito ampla, com 4700 clientes em 54 países.

Quanto ao futuro, o responsável refere que é objetivo continuar a apostar na internacionalização da empresa, explorar novos mercados e oportunidades de negócio. “Pretendemos continuar a investir em tecnologia e reforçar a nossa competitividade no mercado, mantendo a nossa capacidade única de transformar o vidro, bem como reforçar a nossa posição como distribuidor de material para laboratório”.