O salão nobre dos paços do concelho foi palco, na manhã do último sábado, 5 de outubro, da cerimónia comemorativa dos 40 anos de geminação entre os municípios de Marinha Grande e Fontenay-sous-Bois, que contou com a presença de uma delegação oriunda da França

 

Na sua intervenção, o presidente da Câmara da Marinha Grande referiu-se às quatro décadas de ligação entre os dois territórios como um “marco histórico” e “um convite para olhar para um futuro promissor, que podemos continuar a construir juntos”.

Para Aurélio Ferreira, a geminação simboliza décadas de amizade e cooperação, “mas também um compromisso mútuo para o desenvolvimento sustentável das duas comunidades”, através “do desenvolvimento de relações no campo cultural, económico, escolar, turístico, desportivo e outros que se entenda”, como ficou registado na altura da geminação, em 1984.

O autarca lembrou a ação solidária ocorrida na sequência do incêndio de outubro de 2017, com a oferta de pinheiros, por parte de Fontenay-sous-Bois, para ajudar à replantação do Pinhal.

Numa altura em que se vivem guerras e crises humanitárias, Aurélio Ferreira sublinhou a importância de “demonstrar que a cooperação e o diálogo são os verdadeiros caminhos para o desenvolvimento sustentável, promovendo o direito à vida e à dignidade humana”.

Para o edil, ao celebrar 40 anos de ligação, é tempo de “olhar para o futuro com uma responsabilidade renovada”, acrescentando que “o mundo precisa de mais exemplos como a relação entre a Marinha Grande e Fontenay-sous-Bois e juntos podemos continuar a fazer a nossa parte, construindo pontes onde outros erguem muros, promovendo o entendimento onde há conflito, e defendendo a paz onde ela está ameaçada”.

O presidente da Câmara fez votos que “este aniversário nos inspire a continuar a cultivar a amizade, a solidariedade e o respeito mútuo, num momento em que essas qualidades são mais urgentes do que nunca”.

Para Aurélio Ferreira, a geminação representa “uma oportunidade única para explorarmos novas formas de crescimento económico sustentável, baseado em princípios de inovação, responsabilidade ambiental e inclusão social”, acrescentando que “partilhar experiências no domínio da educação, da cultura, do desporto, enriquece as nossas cidades”, e que “divulgar a atividade económica, as capacidades tecnológicas e de inovação da Marinha Grande, deve servir para incrementar o potencial relacionamento da vibrante economia de Fontenay-sous-Bois”.

Aurélio Ferreira afirmou ainda que este “é o momento de olharmos o futuro com esperança e determinação, para que os próximos anos sejam marcados pelo aprofundamento da relação de amizade entre as nossas cidades”, e que “ao posicionarmos a nossa cooperação como uma plataforma para inovação e empreendedorismo, estamos a abrir portas para o desenvolvimento de projetos que poderão ter impacto tanto a nível local quanto global, mas, para que este potencial se concretize, é crucial que continuemos a reforçar os laços entre as nossas instituições, os nossos empresários e, claro, os nossos cidadãos”.

O autarca deixou também o compromisso de “trabalhar ainda mais intensamente” para que a ligação entre os dois territórios possa ser “uma alavanca para o crescimento harmonioso, sustentável e inovador nos anos vindouros”.

Cooperação “preciosa”

Adelaide Cação, presidente da Associação Portuguesa, Recreativa e Cultural de Fontenay-sous-Bois, lamentou, na sua intervenção, que nos últimos anos se tenha perdido o contacto com a Marinha Grande no âmbito desta geminação, afirmando que “foi complicado relançar os contactos”. Lembrou que a geminação “foi conseguida com muito empenho” e que a Marinha Grande “é uma segunda terra”, considerando que hoje há o dever de continuar com esta ligação com vista à construção de um futuro melhor.

Seguiu-se a intervenção de Martine Antoine, copresidente do Comité de Geminações de Fontenay-sous-Bois, que, entre outras considerações, lembrou a realização de intercâmbios com jovens e crianças de ambos os Municípios em torno do desporto e da educação.

Coube à vereadora Sokona Niakhaté, da Câmara Municipal de Fontenay, encerrar a série de intervenções. A autarca mencionou a realização de ações concretas de colaboração e solidariedade com jovens, a importância de reforçar os laços e classificou como “preciosa” a cooperação entre ambos os territórios. Realçou o papel da Associação Portuguesa na manutenção da ligação entre ambos os Municípios, agradeceu a receção “calorosa” que a comitiva teve durante a sua estadia na Marinha Grande e desejou que esta ligação possa “perdurar para as gerações futuras”.

A comitiva esteve de visita ao concelho da Marinha Grande, entre os dias 4 e 6 de outubro, tendo tido a oportunidade de conhecer a realidade local e aprofundar relações de parceria com algumas entidades.