O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e a Escola Experimental de Peidong, na cidade chinesa de Xuzhou, celebraram na semana passada um acordo de parceria que prevê a promoção de projetos de ensino e profissionais

 

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal anunciou que esteve na Marinha Grande uma comitiva oriunda de Xuzhou, província chinesa de Jiangsu, para a assinatura de uma Carta de Intenções para Escolas Amigas. A cerimónia teve lugar na última quinta feira, 26 de setembro, na Secundária Calazans Duarte.

Na ocasião, o diretor Cesário Silva apresentou a atividade do Agrupamento, salientando a sua aposta na inovação pedagógica. Naquela data, em que se assinalou o Dia Europeu das Línguas, referiu que “percebemos a importância da partilha do património cultural e linguístico”, considerando que “esta parceria será o começo de novos projetos de ensino e profissionais”.

Já Liu Guiyun, diretora adjunta do Departamento de Educação de Xuzhou, enalteceu “a importância da colaboração com outras escolas estrangeiras para aumentar o nível de literacia e de ensino entre os dois países”. Segundo a responsável, “esperamos aproveitar este intercâmbio para aprofundar esta relação, partilhar os nossos recursos e alargar horizontes para os alunos das suas escolas”.

Presente na iniciativa, a vice presidente da autarquia declarou que o protocolo em questão “tem um significado especial, porque, por um lado tem uma dimensão pedagógica na circunstância em que permite fazer uma troca de experiências e o desenvolvimento de boas práticas do corpo docente” e, por outro, uma dimensão intercultural, “aproximando as duas culturas, a portuguesa à cultura Chinesa, por via de uma ligação estreita no domínio da Educação”.

Ana Alves Monteiro deixou ainda uma saudação à Escola Calazans Duarte, porque foi através daquele estabelecimento de ensino “que a Marinha Grande fez parte dos primeiros Municípios do país a iniciar o estudo do Mandarim”, o que “muito nos orgulha por significar um grande passo no ensino da língua chinesa”.