A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte ofereceu ao referido estabelecimento de ensino um DAE – Desfibrilhador Automático Externo Zoll PLUS. A cerimónia de entrega do equipamento decorreu no passado dia 26 de outubro


Após a realização de diversas palestras e demonstrações de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, pelos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, numa organização da Associação e destinadas a toda a Comunidade Escolar, a Associação de Pais e Encarregados de Educação cumpriu a promessa de oferecer à escola um desfibrilhador automático.

“Esta oferta é fruto das receitas angariadas nas diversas atividades realizadas pela Associação, tais como as Noites de Fado/Variedades, venda de calendários e quotizações”, refere em nota de imprensa a Associação, acrescentando que o equipamento em causa “pode ajudar a salvar vidas humanas, vítimas de paragens cardiorrespiratórias, um problema de saúde que vitima em Portugal cerca de dez mil pessoas por ano. Trata-se de uma situação muito crítica para a saúde que pode surgir em qualquer lugar”.

Cientes que “a probabilidade de sobreviver a uma paragem cardíaca depende da articulação de todos os passos necessários para socorrer a vítima e da rapidez com que essas atitudes são praticadas, nesse sentido a existência de um DAE na nossa Escola é uma importante ajuda caso alguma situação crítica ocorra”, os membros da Associação consideram que “deste modo a nossa Escola passa a ser um espaço Mais Seguro”.