José Rosa, natural da Freguesia da Moita, faz parte da equipa que acaba de vencer a ITU AI/ML in 5G Grand Challenge, uma competição internacional de Inteligência Artificial promovida pela International Telecommunication Union

 

O jovem do concelho da Marinha Grande é estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, e integrou a equipa “BacalhauNET”, composta ainda por Daniel Granhão, Guilherme Carvalho e Tiago Filipe Gonçalves, estudantes de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e colaboradores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

Nesta competição, os participantes são desafiados a resolver problemas do mundo real, com base em tecnologias padronizadas desenvolvidas para Inteligência Artificial (IA) em redes 5G. O objetivo passa por criar uma comunidade do conhecimento, fornecendo soluções de código aberto para problemas relacionados com redes de comunicações envolvendo estudantes e investigadores sobre as normas da International Telecommunication Union.

Os jovens da “BacalhauNET” foram orientados por Luís Conde Bento, docente da ESTG e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica - Coimbra, Mónica Figueiredo, docente da ESTG e investigadora do Instituto de Telecomunicações, Nuno Paulino e Luís Pessoa, docentes na FEUP e investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC.

“A distinção internacional que nos foi atribuída pelo ITU enche-me de orgulho e de motivação para continuar a trabalhar nesta área da IA. A colaboração entre os elementos das diferentes instituições foi, sem dúvida, uma mais-valia, permitindo a partilha de experiências, métodos, boas práticas e conhecimentos. Não posso deixar de agradecer aos orientadores e às instituições que contribuíram para este projeto, reforçando que esta distinção também lhes pertence”, refere o jovem José Rosa.


A “BacalhauNET” competiu com outras 12 equipas no desafio aberto “Lightning-Fast Modulation Classification with Hardware-Efficient Neural Networks”, sagrando-se vencedora, pelo que foi selecionada para a ITU AI/ML in 5G Grand Challenge. A equipa apresentou o seu trabalho neste evento, tendo sido também a grande vencedora da competição, que contou com 32 equipas, finalistas dos 16 desafios abertos da primeira fase. Refira-se que a competição atraiu cerca de 1.600 participantes, oriundos de 82 países.