Foram 115 os estudantes nacionais e internacionais que participaram nas 3.ª e 4.ª edições do projeto “Link Me Up – 1.000 ideias”, dando asas à criatividade para resolverem os 21 desafios reais lançados por 20 empresas e entidades da região de Leiria



A apresentação final dos casos de cocriação de inovação das duas edições decorreu dia 1 de junho, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria e uma das entidades participantes foi a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

“Este projeto cumpre a missão do Politécnico de Leiria, que é criar conhecimento para a sociedade. Envolve os professores como facilitadores, que ajudam e estimulam a criatividade e o trabalho das equipas, e conta com empresas e organizações (municípios ou associações), que têm preocupações e desafios reais. Neste processo multidisciplinar, de 10 semanas, questiona-se, procura-se informação, fazem-se visitas a estas entidades para se compreender melhor os desafios e o contexto das organizações, visitam-se centros de investigação, e convidam-se especialistas nas áreas dos desafios, que validam as possíveis soluções”, explicou Susana Rodrigues, docente do Politécnico de Leiria e coordenadora do “Link Me Up – 1000 ideias”.

Segundo a responsável, “as próprias empresas e entidades que trabalham connosco, refletem, discutem e analisam os desafios, fornecendo informação sobre os seus recursos e limitações, dando também pistas e sugestões”. Sustentabilidade, Construção, Mar e Oceano, Saúde, Digital, Voluntariado e Cultura foram algumas das temáticas em destaque nos casos em análise.