A Câmara Municipal da Marinha Grande disponibilizou 45 mil euros para apoiar as famílias que estão a atravessar maiores dificuldades devido à pandemia de COVID-19. O apoio será prestado através de 6 entidades locais e os respetivos protocolos já foram assinados

 

De acordo com a vereadora da Ação Social do Município, “este apoio destina-se a ajudar agregados familiares, com cabazes de bens alimentares, materiais de higiene pessoal e limpeza e Equipamentos de Proteção Individual”.

Célia Guerra acrescenta que “algumas destas famílias não se enquadram na tipologia dos apoios estabelecidos e nos requisitos de acesso às diversas medidas de política social em vigor” no quadro das respostas sociais existentes, promovidas pelas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos do concelho. Assim, “torna-se urgente dar resposta a estas situações de cidadãos marinhenses que, não possuindo uma “almofada de segurança” (poupança relativa), se encontram agora numa situação dramática que nunca conheceram”.

O apoio vai chegar a estas famílias através de seis instituições que pertencem à Rede Social e ao Conselho Local de Ação Social e que se “candidataram a apoios do Município e que têm sido nossos parceiros, colaborando na resposta atempada às exigências decorrentes deste período pandémico, no apoio às famílias/pessoas mais carenciadas”.

São elas o Rotary Clube da Marinha Grande, a Santa Casa da Misericórdia, a Associação Novo Olhar II, o Centro Social Paroquial de Vieira de Leiria, a Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego e a ADESER II – Associação para Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande.

Dar resposta de forma célere às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade motivada pela pandemia; sinalizar de forma articulada com os parceiros as novas famílias, otimizando a ajuda; e criar e dinamizar de forma estruturada e sistemática uma rede de voluntariado e a responsabilidade social dando resposta às diferentes necessidades, são alguns dos objetivos deste apoio de caráter extraordinário.

O apoio pode ser solicitado junto das entidades parceiras durante o primeiro semestre deste ano.