O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente escolheu o dia mundial da criança, celebrado a 1 de junho, para inaugurar o Centro de Apoio à Aprendizagem e Inclusão e a Sala Snoezelen, ambos localizados na Escola Básica Guilherme Stephens

 

Os espaços, que se encontram em funcionamento desde o início do ano letivo, visam apoiar os alunos com perturbações do espectro de autismo, recebendo também estudantes com necessidades educativas especiais.

De acordo com Fernanda Barosa, coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva, sendo o Agrupamento Poente escola de referência neste domínio, considerou-se “essencial” melhorar a resposta dada aos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, indo ao encontro do objetivo de dotar o Agrupamento dos melhores recursos, colocando-os ao serviço dos alunos.

O Agrupamento Poente dispõe ainda de um outro centro, na Escola Básica de Casal de Malta, apoiando, em conjunto, alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e também um aluno que já está na Calazans Duarte e continua a usufruir do espaço, de forma personalizada.

As novas salas funcionam na antiga Secretaria e numa arrecadação da Guilherme Stephens que ganharam assim nova vida, oferecendo aos alunos um espaço “mais amplo e arejado, com privacidade”, zona de descanso, área de trabalho em grupo e um espaço para a aprendizagem individual.

Segundo Sílvia Granjo, professora de educação especial, o espaço dispõe ainda de cozinha, para capacitação dos alunos e sua autonomia, sem descurar a escrita e a leitura. Aliás, sempre que há aniversários, os bolos são confecionados pelos alunos com o apoio dos docentes.

“Sentimos que precisávamos de mais, estes meninos precisam de experiências e através das atividades que desenvolvemos na sala Snoezlen é possível estimulá-los sensorialmente, pelas cores, texturas e pelo som”, dado que o espaço dispõe de uma coluna de água cuja trepidação resulta num efeito calmante, tem néones e iluminação reduzida, entre outros elementos.

Os alunos beneficiam ainda de música, natação adaptada, judo e Boccia, entre outras atividades.