A Sociedade Desportiva e Cultural (SDC) das Trutas assinalou 71 anos de trabalho ao serviço da comunidade em que se insere. A efeméride foi assinalada com o já habitual jantar convívio, que juntou dezenas de associados, familiares e amigos, bem como representantes de entidades oficiais. O JMG procurou saber quais as prioridades da nova Direção

 

Que balanço é possível fazer de 71 anos de atividade?

A SDC Trutas, assim como outras coletividades do concelho, vivem momentos que por vezes têm sido muito complicados. As ajudas nunca são as necessárias e o caminho para chegar a essas mesmas ajudas tem sido tortuoso.

É graças ao enorme voluntarismo das suas gentes que as portas continuam abertas, e que algumas atividades acontecem.

Os 71 anos da SDC Trutas têm mostrado que continuam a existir pessoas que querem muito o associativismo e dinamizar as suas localidades.

Que papel tem desempenhado a SDC Trutas na comunidade local?

O papel que tem desempenhado tem sido o de encontro, local onde os sócios se encontram, principalmente ao fim de semana, para conversar sobre futebol, política local e nacional. É nestes espaços que o passado é trazido ao presente.


Que projeto(s) estão na calha no curto/médio prazo?

Primeiramente, é objetivo principal desta Direção recentemente eleita de promover atividades que possam atrair mais as pessoas (sócios), ao espaço da coletividade, quer seja com pequenas festas ou com atividades de cariz cultural, dentro e fora do concelho. O importante é chamar as pessoas.

Com que dificuldades se têm deparado?

As dificuldades que estamos a encontrar vão inevitavelmente para a falta de ajudas monetárias, quer seja para a realização de eventos ou para a manutenção da sede.

De que forma pensam atrair os jovens?

É muito difícil responder a essa pergunta, principalmente porque as ofertas de outros meios são enormes, no entanto, serão pequenos eventos que estão pensados que poderão atrair alguns dos jovens do concelho a visitar-nos.

Que atividades disponibiliza a SDC Trutas?

Desde que esta Direção tomou posse, já realizámos algumas atividades, com destaque para o passeio cultural realizado em abril ao Castelo de Leiria e às fontes da nascente do Rio Lis. Estamos a ultimar um pequeno torneio de futebol 4 no nosso ringue, apenas e só para chamar os jovens, e menos jovens, e assim criar empatia com a coletividade, bem como um passeio de bicicletas e motas antigas, e ainda uma pequena exposição de carros.

É importante que as coletividades do concelho não desapareçam, que se unam, e em conjunto possam juntamente com as autoridades locais promover eventos, tais como marchas, passeios pedestres nas suas áreas, eventos culturais, como teatro e música nos seus espaços, e assim promover um intercâmbio cultural dentro do concelho.

Órgãos sociais eleitos para o biénio 2023/24

Os associados da Sociedade Desportiva e Cultural das Trutas elegeram, em assembleia geral realizada em 23 de março último, os órgãos sociais que vão gerir os destinos da coletividade no biénio 2023/24.

A Direção tem como Presidente Luís Santos, Vice Presidente Jorge Figueiredo, Tesoureira Eva Santos, 1.ª Secretária Paulina Grácio, 2.ª Secretária Ana Domingues, e os Vogais: Teresa Coelho, Diogo Costa, Carlos Inácio, Hernâni Rosa, Pedro Santos, Guilhermina Rosa, Lisabete Rosa, Catarina Matias, Mário Cruz, António Martinho e Ana Henriques.