Patente até dia 7 de janeiro de 2024, o Presépio de Filipe Ferreira já é ponto obrigatório de passagem para milhares de famílias nesta época festiva e pode ser visitado no Edifício da Resinagem, no centro tradicional da Marinha Grande

 

Inaugurado na tarde de 1 de dezembro, o Presépio Tradicional já recebeu mais de 10 milhares de visitantes, que destacam que esta 9.ª edição do Presépio, neste local, apresenta “uma grande qualidade nos detalhes das peças” e um “especial cuidado na sua disposição”.

Filipe Ferreira, com a colaboração de Vítor Lopes, José Paulo Ferreira, José Augusto Ferreira e José Mota, construiu um Presépio com 60 metros quadrados, decorado com mais de 2000 figuras tradicionais de barro. Apresenta 40 mecanismos, que movimentam mais de 200 figuras e outras peças. Segundo o autor, está patente “um trabalho de mais de 1500 horas de preparação do Presépio em oficina - que se iniciou logo em junho, 150 horas de elaboração do Presépio no local”, sendo que, “durante 9 dias para a sua elaboração foi preciso apanhar e limpar cerca de 40 metros quadrados de musgo, ainda foram utilizados 350 kg de areia para os caminhos, 50 kg de terra e mais de 125 metros de cabo elétrico, e muitas tábuas de madeira”, entre outros materiais que ajudam a compor a obra.

Este ano foram criadas cinco novas peças em movimento, a par da renovação do parque infantil, com a introdução do escorrega e ampliação para dois baloiços, foi elaborado um lavadouro, uma escola primária, uma casa com a tecedeira e a costureira a trabalhar, um camponês junto do poço a retirar águas com a picota, e ainda uma serração à moda antiga, com homens a usar uma serra manual.

O autor destaca a utilização, este ano e pela primeira vez, de software arduino e recurso a impressão 3d para a criação do novo e movimento palco do rancho, conferindo-lhe maior dinamismo.

Filipe Ferreira salienta que estas novidades se somam ao pastor e aos Reis Magos a chegar à cabana para adorar o Menino Jesus, aos moinhos em movimento, à azenha com lagar de azeite, à ceifa do trigo, à apanha da azeitona, ao lavrador, ao burro a tirar água à nora, à procissão, aos vendedores do mercado, ao oleiro, aos jogadores de sueca, entre muitas outras peças que ajudam a dar ainda mais vida a esta obra ímpar.

Considerado um dos pontos de passagem obrigatório do Natal na região centro do país, o Presépio de Filipe Ferreira pode ser visitado de quarta feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, com entrada gratuita.