A Unidade de Cuidados Continuados da Marinha Grande 2 está formalmente inaugurada. Localiza-se nas Vergieiras e acolhe 60 camas, das quais 51 estão integradas no acordo com a rede oficial de cuidados continuados

A infraestrutura, projetada por arquitetos locais, representa um investimento superior a 5 milhões de euros e dará emprego a perto de meia centena de pessoas. 31 utentes transitam da UCC 1, que se localiza junto desta nova unidade.

Na cerimónia de inauguração, o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, Joaquim João Pereira, mostrou-se satisfeito com a festa de inauguração mas sobretudo “pelas pessoas aqui presentes”, destacando o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde: “governar é assim, estar no terreno e ser amável com as pessoas”, afirmou.

O responsável da instituição, depois de agradecer à presidente da Câmara da Marinha Grande, que “tem sido incansável”, declarou que “esta obra é de todos, é do país” e que, da sua parte, “cumpri a minha obrigação numa instituição fundada em 1948 e que começou a sua atividade em 1952 a tratar os tuberculosos”.

De então para cá muita coisa mudou na Santa Casa, que atualmente emprega perto de duas centenas e meia de pessoas, a esmagadora maioria mulheres. Assiste cerca de um milhar de pessoas e isto só é possível devido ao lema que é seguido: “só alcança quem não cansa”.

Exemplo de persistência


A cerimónia de inauguração da Unidade de Cuidados Continuados da Marinha Grande 2 contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. António Lacerda Sales afirmou que esta inauguração surge numa das alturas mais desafiantes das nossas vidas em que “não conseguimos viver sem os outros”. Daí que tenha destacado o “exemplo de persistência” do provedor, cujo trabalho elogiou, deixando um reconhecimento do 22.º governo constitucional.

O governante deixou palavras de esperança e apelou à resiliência pois estamos perante “um dos maiores desafios dos últimos anos”, em que “há que ter cautela e não podemos abrandar na luta contra a pandemia”.

Fotos: André Granja