bruno lemosHoje, a poucos dias de um dia que considero fundamental para o futuro da nossa Cidade, já é possível fazer um balanço da visão que cada uma das candidaturas tem para o nosso CENTRO. Sempre considerei que não é possível termos uma Cidade dinâmica, com vida, com capacidade de se promover lá fora, se não tiver um CENTRO forte.
Enquanto eleitor com espaço para ouvir, tive a oportunidade de estar no último grande “debate” promovido pelo JMG, RCM, Jornal de Leiria no bonito Auditório do SOM.
Nem todos os candidatos tiveram “espaço” para difundir as suas ideias, mesmo sendo um dos temas fortes do debate. A inexistência de um verdadeiro debate de ideias, também prejudicou aqueles que apenas lançaram tópicos sem terem oportunidade de os explanar.
No entanto, a divulgação dos diversos projetos já formalizados para o Centro, como é o caso da elaboração da Operação de Reabilitação Urbana, com alguns problemas (do meu ponto de vista) estratégicos, são sempre boas notícias.
Também continuo a acreditar que a aposta isolada em mais eventos é atirar areia para os olhos de todos nós. As Festas da Cidade são exemplo disso. Um evento importantíssimo, fantástico… mas que pouco deixa ao CENTRO… e muito menos ao Comércio do Centro.
Uma das propostas mais “fora da caixa” foi uma ideia de OUTLET a céu aberto. Sem conhecer as linhas fundamentais do projeto, ou o nível de execução do mesmo, acredito que pode ser um caminho. Se existir capacidade de atrair marcas, se houver capacidade de garantir a manutenção e até inclusão dos comerciantes já existentes e se isso contribuir de forma decisiva para recuperar lojas e viabilizar infraestruturas de apoio, parece-me uma ideia no mínimo interessante.

Bruno Lemos,
presidente da Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande