A arte xávega da Praia da Vieira e o artesanato em vidro, apresentados pela Câmara da Marinha Grande ao concurso “7 maravilhas da Cultura Popular” não passaram da fase regional, cuja final teve lugar dia 20 de julho, na Batalha

 


Os muros de pedra seca do concelho de Porto de Mós foram os grandes vencedores e passam à fase seguinte do concurso.

No programa transmitido pela RTP 1 e conduzido por Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, a presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, fez-se acompanhar, entre outros representantes do concelho, pelos padrinhos de cada uma das candidaturas: o artista Aquilino Ferreira, da arte xávega, e a fadista Lenita Gentil, pelo artesanato em vidro.

“As nossas raízes”

Contactada pelo nosso jornal, a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, comentou desta forma a participação no concurso 7 Maravilhas deste ano:

“A Marinha Grande teve de facto duas candidaturas a concurso. No meu entender das mais belas que foram ontem apresentadas. O Vidro artesanal e a Arte Xávega. São duas das grandes referências que nos identificam como povo, que estão no nosso ADN, por isso fazem parte de nós, podíamos dizer até que estão no nosso sangue.

O ter participado, o termos sido selecionados, permitiu mais uma vez mostrar ao País quem somos e quais são as nossas raízes e o nosso belíssimo território artístico e turístico.

Naturalmente que gostaríamos muito de ter ganho esta eliminatória se dependesse de nós, o que não é o caso. Temos por isso de aceitar que não fomos dos mais votados, e o mais importante ser envolver os Marinhenses numa votação que regista o orgulho neste território tão belo e sui géneris. Poucos têm o que somos e temos!”