Desde o início deste ano já foram destruídos no concelho da Marinha Grande um total de 104 ninhos de vespa asiática ou velutina, como fez saber a autarquia

 

Em nota de imprensa, o Município fez saber que distribuiu, preventivamente, pelo concelho duas centenas de armadilhas, com especial incidência nos locais envolventes às zonas onde haviam sido detetados ninhos de vespa asiática, tendo resultado na captura de 4531 vespas.

A autarquia refere que não devem ser removidos ou destruídos pelos cidadãos os ninhos que sejam por si identificados, devendo tais situações ser comunicadas diretamente à Câmara Municipal (244 573 300) ou às Juntas de Freguesia da área de residência. A identificação de ninhos pode ainda ser comunicada através da plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactada a linha SOS Ambiente (808 200 520).

Segundo o Município, após a comunicação da existência de um ninho e caso se confirme tratar-se de um ninho de vespa velutina ou asiática, a empresa especializada contratada pela Câmara desloca-se ao local e aplica um inseticida no ninho, bem como atrativos para as vespas asiáticas que estejam fora do mesmo, garantindo tratar-se de um método “ecologicamente recomendável e eficaz para a destruição dos ninhos”.

Refira-se que os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, bem como na saúde pública, embora não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo.

Podem ser obtidas mais informações em http://stopvespa.icnf.pt/ ou em www.icnf.pt.