O músico Nuno Norte, a artista plástica Vânia Colaço e o ator André Nunes foram os oradores convidados da tertúlia “Os artistas e a nossa cultura”, dinamizada online pela Associação Marinha em Movimento (AMM), na noite de 1 de abril

 

Durante mais de hora e meia os oradores, todos com ligações à Marinha Grande, proporcionaram uma animada conversa em que partilharam um pouco dos seus percursos profissionais e das dificuldades inerentes às profissões sobretudo em período pandémico.

Apesar da particularidade das suas carreiras, todos associaram o sucesso “a muito trabalho e dedicação”, realçando a necessidade de estudar e continuar a trabalhar para permanecer “na mó de cima”.

Questionados sobre o que representou a Marinha Grande no seu sucesso, Nuno Norte lamentou nunca ter sido convidado para atuar no concelho, referindo mesmo que não se importaria de baixar o cachet. Lembrou ainda os espetáculos na Escola do Engenho, onde estudou, bem como no teatro do Sport Império Marinhense, onde começou a sua vida nos palcos.

A viver em Espanha, Vânia Colaço falou das exposições e workshops realizados na sua terra e que contribuíram positivamente para o seu percurso, salientando que na sua perspetiva a Marinha Grande está “muito menos ativa” na área da cultura.

André Nunes, por sua vez, referiu já ter tido a possibilidade de atuar por duas vezes na Casa da Cultura mas realçou nunca ter sido convidado para ministrar workshops no concelho, apesar de já o ter feito em países como o Luxemburgo ou a Suíça.

Nuno Brito, músico e elemento da direção da AMM e Cristina Carapinha, presidente do Sport Operário Marinhense, que foram os moderadores da tertúlia, quiseram ainda saber o que fariam os convidados se pudessem ser consultores da vereadora da cultura do Município.

Em resposta, disseram que seria importante “abraçar” os marinhenses que já têm sucesso como forma de motivar os que nunca saíram do concelho, e que recuperariam projetos como a Bienal de Artes Plásticas e as Conferências Internacionais de Design. Reativar a Galeria Municipal, montar um programa de residências artísticas na Marinha Grande, e realizar espetáculos/ações de forma regular para assim criar hábitos na população foram outras das ideias partilhadas.