O Museu Joaquim Correia está a celebrar o seu 24.º aniversário, com atividades para toda a família, que decorrem até dia 30 de dezembro e cuja participação é gratuita

 

O ponto alto das comemorações ocorreu a 4 de dezembro, através de várias iniciativas que integraram fotografia, escultura, dança, música e poesia e contaram com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do ex-presidente da Câmara, Álvaro Órfão; entre outros convidados que assistiram aos vários momentos culturais.

A comemoração teve início com a visita guiada de Rute Violante à exposição de fotografia “Arbórea”, que se confessou “inspirada” pelo Pinhal do Rei, sobretudo pelos pinheiros serpente existentes entre São Pedro de Moel e as Pedras Negras, aos quais associou a dança, convidando a bailarina Inesa Markava a incorporar a paisagem fotografada, com a performance “Danças Infinitas”.

Seguiu-se a inauguração da escultura “Árbórea”, de Paulo Honorato, concebida a partir da referida exposição. “Na dialética do Ser/não Ser. E como grito de desespero à sobrevivência, evoco um alerta pela preservação da natureza. Encarnada, aqui, na forma feminina que procura ascensão... e seu cárcere, um tronco rasgado, que agoniza pela vida”, como retratou o autor.

 

No Pavilhão de grandes esculturas do Museu, o grupo Cantares à 6.ª apresentou um concerto de música tradicional, através da atuação de músicos de várias idades e gerações ligados a esta escola.

 

O dia terminou com a Sessão de Poesia, com o poeta António Carlos Cortez, organizada pela Câmara e pela Associação Cultural e Recreativa da Comeira. O poeta, ensaísta, crítico literário, professor de Português e de Literatura Portuguesa e investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, falou sobre os seus livros, a poesia e a língua portuguesa, num serão com lugar a poesia dita por alguns dos convidados.

O programa de comemorações prossegue este sábado, 18 de dezembro, às 18h, no Pavilhão de grandes esculturas do Museu, com um Concerto de Natal por Adriana Paraíso e Diogo Santos.

Nos dias 22 e 23, 29 e 30 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h, no mesmo espaço será dinamizada uma Oficina de artes para avós e netos, denominada “De mãos dadas com o Natal”.