Já arrancou no concelho da Marinha Grande o programa de animação de Natal, organizado pela autarquia e que decorre até 9 de janeiro, com iluminação e atividades culturais para todas as idades


 

A Festa mágica do Natal é celebrada de variadíssimas formas e o Natal, tal como o conhecemos, foi influenciado por tradições de todos os cantos do mundo. Todos os símbolos icónicos de Natal, a árvore de Natal, a Estrela de Natal, as luzes, as meias ou o sapatinho de Natal nas lareiras, o presépio, o azevinho, as coroas de Natal, o calendário do Advento, todas as especialidades gastronómicas de Natal, e muito mais, têm uma história, uma “tradição”, que varia de local para local e de País para País, e por isso a escolha deste tema para assinalar a época natalícia no concelho da Marinha Grande.

 

O programa de animação pretende englobar todas as atividades que vão decorrer no concelho durante a época natalícia, não só nos vários equipamentos e espaços municipais, mas também atividades promovidas pelas várias Associações, que foram convidadas a apresentar propostas a inserir no programa comum de comemorações.

 

O presidente da autarquia, Aurélio Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; os vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e António Fragoso; a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa, e o presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso, marcaram presença no dia 3 de dezembro, para assinalar o arranque oficial das comemorações, com a ligação da iluminação, no Parque da Cerca.

 

A iluminação e Natal está distribuída por cerca de 50 locais, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a Árvore de Natal de 22 metros de altura, as instalações infantis, no Parque da Cerca e o Túnel 3D de luz led.

 

Seguiu-se a inauguração do Presépio de Filipe Ferreira, que está patente no Edifício da Resinagem, com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.

 

No fim de semana o Comboio de Natal começou a circular entre o Parque da Cerca e as ruas do centro da cidade, onde dois ajudantes amigos do Pai Natal viajam com crianças e famílias. O espetáculo infantil sobre rodas “O Natal dos Amigos” levou a cantora Duende e dois ajudantes à freguesia da Moita e a São Pedro de Moel.

Programa de Natal 2021

Segundo a autarquia, a programação foi efetuada em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde, no que se refere às regras de distanciamento físico e uso de proteção individual, podendo sofrer alterações tendo em conta o contexto pandémico.

Até 9 de janeiro, está patente em vários pontos do concelho a exposição “Pinheiro Vivo de Natal”, que resulta da atividade criativa de várias escolas e instituições na decoração de pinheiros com materiais preferencialmente recicláveis.

Até domingo, dia 19, é possível às crianças até aos 12 anos deixarem a sua carta ao Pai Natal na Casa de Alpendrada, numa iniciativa do CLDS 4G Marinha Social, da ADESER II.

Este fim de semana, dias 18 e 19 de dezembro, entre as 15h e as 18h, o Comboio de Natal vai circular a partir do Parque da Cerca, com miúdos e graúdos a bordo.

Esta sexta feira, dia 17 de dezembro, pelas 18h30, a ACR Comeira acolhe um espetáculo de Natal pelo Teatro à Solta – Associação Cultural. Às 20h, na Sede do Tocándar, na Oficina da Música, decorre o Jantar de Natal da associação.

Entre os dias 17 e 23 de dezembro, o Parque da Cerca acolhe “A Fábrica das Tradições”, que segundo a autarquia é “um espaço mágico que pretende suscitar o espírito natalício vivido nesta época, lembrando muitas das tradições de Natal, como: a casa do Pai Natal, atividades e ateliers tradicionais, com a novidade de um carrocel infantil, uma zona lounge e uma zona gaming para crianças e jovens”, incluindo ainda um Mercadinho de Natal, dinamizado pelas Associações de cariz social do concelho.

No sábado, dia 18, a ACR Comeira apresenta, às 11h, a peça “A reviravolta” - Exercício de Natal dos alunos das Oficinas Teatro à Solta.

Entre as 14h30 às 17h30, decorrerá “O Rallye do Pai Natal”, numa organização do Clube Automóvel da Marinha Grande que vai disponibilizar carros de rallye, de pilotos do concelho, que vão estar nas sedes de algumas associações para contactar com o público.

Para as 15h está prevista, no Parque da Cerca, a chegada do Pai Natal e o espetáculo Circo de Natal. Uma hora depois, na Casa da Cultura acontece mais um Concerto para bebés, desta vez intitulado “Luzes de Natal”. Às 16h30, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense irá realizar uma saudação musical, integrada no espírito natalício, junto dos autarcas e da população em geral, em frente à sede da Junta de Freguesia da Marinha Grande. Pelas 18h, no Museu Joaquim Correia terá lugar o Concerto de Natal com Adriana Paraíso e Diogo Santos.

No domingo, 19, às 11h, o Teatro Stephens recebe o concerto “Os Iberzitos vão à Música”, numa iniciativa do Grupo Iberomoldes e do Orfeão de Leiria. Entre as 14h30 e as 16h30, o Moto Clube da Marinha Grande promove um passeio de Pais Natais Motards, com recolha de bens para a associação ADESER II (O Girassol) e Mulher Século XXI.

Nos dias 22 e 23 de dezembro, às 16h30, no Auditório da Resinagem será apresentada a peça de teatro infantil “Toma e Embrulha”, pelo Teatro à Solta.