A Biblioteca Municipal da Marinha Grande, que nos últimos meses tem funcionado no Edifício da Resinagem, encerrou ao público dia 28 de março. Em causa, segundo a autarquia, está a transferência dos serviços para o seu edifício sede, junto ao Jardim Stephens. Não é apontada a data de reabertura das instalações

 

Recorde-se que o edifício onde funcionava a Biblioteca fechou há 2 anos para a realização de obras com vista à melhoria energética que tinham um prazo de execução de 6 meses.

Na reunião do executivo camarário de 14 de fevereiro, a vereadora Lara Lino, do PCP, questionou a demora na reabertura do edifício da Biblioteca, tendo sido explicado na altura pela vice-presidente que havia dois procedimentos em curso, um relativo à limpeza do espaço e outro para reparar uma fuga de água ocorrida em janeiro. Segundo Ana Monteiro, as intervenções seriam “curtas” e previa-se reabrir o espaço em abril.

No entanto, as vereadoras do PCP solicitaram uma visita ao edifício, após a qual consideraram não haver condições para a reabertura do mesmo sem que antes fossem feitas algumas melhorias, afirmando terem ficado com a “impressão” que o espaço estava em pior estado do que quando encerrou. A vereadora deu como exemplos as janelas do 1.º andar, que não abriam, as paredes em que a tinta já estava a ‘descascar’, e equipamentos de ar condicionado colocados onde anteriormente havia estantes. Na ocasião, Lara Lino defendeu mais dinamização, funcionários e um horário alargado para aquele equipamento público.