Num contexto de isolamento social, motivado pela situação epidemiológica do novo coronavírus, o Judo Clube da Marinha Grande (JCMG) acaba de lançar o projeto #judoemcasa


A iniciativa pretende promover a prática de atividade física aproximando as famílias de uma forma ativa e participativa. Semanalmente são lançados vários desafios através das redes sociais do clube, mobilizando atletas e famílias na sua realização. As atividades propostas têm sido bastante diversificadas abrangendo os vários escalões de praticantes do clube.

Segundo João Teixeira, pretende-se “ir ao encontro do lema #serativoemcasa, projeto do Instituto Português da Juventude, o qual tem partilhado alguns dos recursos produzidos pelo clube. Iniciámos com uma mensagem de muitos atletas dos diferentes projetos, Judo4kids, Judo4comp, Judohelp, judo4all e judo4ever, referindo “Eu estou bem e fico em casa”, compiladas num vídeo”.

De acordo com o treinador e docente, a produção de vídeos com exercícios específicos de judo e de aptidão física também tem sido uma das estratégias utilizadas.

Neste período de confinamento, o JCMG tem participado noutras iniciativas internacionais, como o “white card”, que se afirma como um sinal de compromisso para o desenvolvimento sustentável, valorizando o papel do desporto na promoção de valores universais, como a inclusão.

Entretanto, esta semana foi lançado o jogo online #judoemcasa, tendo como base o clássico jogo da glória, e que possibilita a realização de um conjunto de exercícios no âmbito do judo, da aptidão física, do conhecimento da modalidade e da interação com a família.