Foi criada uma petição pública, dirigida ao Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para reclamar a requalificação de um troço de 2,7 km da estrada florestal, que liga Pedreanes à estrada de São Pedro de Moel


De acordo com a petição, a melhoria do referido troço “é absolutamente necessária para a vida de muitos marinhenses que utilizam esta via para trabalhar, levar filhos à escola ou simplesmente circular na periferia da cidade da Marinha Grande”.

É ainda referido que “não se compreende que o ICNF ande a requalificar estradas no meio da Mata Nacional de Leiria que durante semanas não passa uma viatura, e esta estrada, que é utilizada por centenas de viaturas diariamente, continue por requalificar”.

Pede-se ainda, na petição, que os trabalhos de recuperação do troço contemplem uma ciclovia para permitir a circulação em segurança de viaturas de duas rodas e também de peões.

A petição pública está disponível online e pode ser assinada por todos quantos concordem com o seu conteúdo (https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT122566).

Refira-se que o troço em causa tem diversas ‘lombas’ causadas pelas raízes dos pinheiros, o que leva muitos condutores à faixa de rodagem contrária, podendo este facto vir a ser causador de eventuais acidentes rodoviários.