Ano atípico devido à pandemia, 2020 será para a Cardeira & Costa “o melhor de sempre”. A afirmação pertence ao responsável da empresa marinhense, Rui Cardeira, que em entrevista ao JMG realça a dinâmica do mercado imobiliário na região, o investimento em novas instalações e a aposta contínua na formação como garante da qualidade nos serviços prestados

 

A Cardeira & Costa acaba de mudar de instalações. Que razões estiveram na origem deste importante investimento?

Em primeiro lugar porque era uma necessidade, as instalações foram pensadas para 10 consultores, hoje temos 25. O espaço já não oferecia as condições necessárias para a comodidade dos nossos consultores e dos nossos clientes, depois porque acreditamos que em momentos difíceis como o que estamos a passar haverá novas oportunidades e temos que estar preparados para elas. E também porque investir faz parte do ADN da Cardeira & Costa, foi em 2008 em plena crise que decidimos avançar para a parceria com a Century21 que tão bons resultados tem dado.

De que forma a pandemia alterou o mercado imobiliário no concelho e região?

No nosso mercado e até agora não temos notado grandes alterações, a procura de moradias aumentou ligeiramente em detrimento de apartamentos, o que mudou claramente foi o contato com os clientes, estamos a trabalhar mais online e quando há as visitas presenciais e reuniões temos todos os cuidados recomendados pela Direção Geral da Saúde.

Já é possível fazer um balanço deste ano?

Sim, num ano atípico como este em que estivemos dois meses encerrados, vamos fazer o melhor ano de sempre, porque continua a haver muitos compradores no mercado e aqui temos que dividir em dois tipos de compradores, quem compra para habitação própria e permanente e quem compra para investimento.

A habitação é um bem de primeira necessidade, os bancos estão muito recetivos a fazer crédito a habitação, as taxas de juro nunca estiveram tão baixas, estes três fatores são fundamentais para que o negócio imobiliário esteja muito ativo.

Depois temos os investidores, os que já andam no mercado há muito tempo e os que estão a surgir devido à falta de rentabilidade que têm nos bancos e também pela falta de confiança que existe, então cada vez mais as pessoas estão a tirar o dinheiro dos bancos e a investir no imobiliário, um investimento muito seguro e com uma excelente rentabilidade se for colocado no mercado de arrendamento.

Qual é o segredo do sucesso da Cardeira & Costa?

Não há segredos, temos a melhor e mais bem preparada equipa do mercado da Marinha Grande, o melhor staff, o melhor sistema de negócio, a melhor formação e estamos na melhor rede imobiliária do Mundo, tudo isto conjugado resulta na empresa com os melhores resultados da Marinha Grande. Nada disto seria possível sem as pessoas que me acompanham já há vários anos, quero aqui publicamente agradecer a todos os que trabalham na Cardeira & Costa pela dedicação e empenho que todos os dias colocam no seu trabalho, que é prestar um serviço de qualidade aos nossos clientes.

Que estratégia tem para o futuro próximo?

Continuar a apostar na formação. É fundamental ter uma equipa bem preparada, os desafios são cada vez mais difíceis, aumentar a nossa equipa para consolidarmos a liderança do mercado, procuramos pessoas proactivas para a Marinha Grande, mas também para Vieira de Leiria e Alcobaça, manter a estabilidade na nossa equipa que tão bons resultados tem dado.

Qual a importância da rede Century21 para a estratégia da Cardeira & Costa?

A Century21 é fundamental, foi ali que aprendemos um modelo de negócio que é praticado em todo o Mundo que fazem desta rede a maior e melhor na sua área, sem a Century21 hoje não seríamos a empresa que somos, uma PME Líder e uma PME Excelência.

Só para dar um exemplo da proactividade da nossa marca, quando estivemos de portas fechadas 2 meses, todos os dias tínhamos 3 formações online totalmente gratuitas para a nossa rede, fomos sem dúvida nenhuma a marca que se distinguiu nos tempos mais difíceis. Hoje temos uma app que permite fazer todo o negócio online, desde marcação de visita até ao Contrato Promessa de Compra e Venda.

Foi criada também uma plataforma de formação online que está disponível para toda a rede de forma gratuita, cada vez mais a aposta é formação para que tenhamos os profissionais mais bem preparados do mercado.

Consegue imaginar como será o mercado imobiliário nos próximos anos?

Eu acredito que enquanto o produto de Crédito habitação for estratégico para a banca, houver liquidez, e as taxas de juro se mantiverem baixas o mercado vai continuar a estar muito ativo, como não se prevê que as taxas de juro venham a subir nos próximos anos vamos continuar a trabalhar bem, tanto na fatia de clientes que procura casa para habitação própria e permanente como nos investidores.