A qualidade do serviço, a rapidez de resposta e as melhores soluções. Têm sido estes os focos da Anphis, uma empresa marinhense que está a comemorar 25 anos de atividade. Em entrevista ao JMG, Gonçalo Rita, diretor executivo, revela a preocupação em acompanhar as tendências e desafios de um mercado em permanente mudança

A Anphis está a comemorar 25 anos de existência. Que balanço faz deste período?

É sem dúvida um balanço positivo! São 25 anos de muito trabalho, muita dedicação a uma atividade que exige muito de nós, mas quando se gosta daquilo que se faz, tudo se torna mais fácil.

Todos os dias se aprende e isso é gratificante.

Mantermo-nos num mercado tão competitivo durante 25 anos é um marco na história de uma empresa, que só se torna possível graças ao empenho e dedicação de toda a equipa que trabalha connosco.

O sucesso de uma empresa não acontece por acaso ou por mera sorte, acontece porque há profissionais competentes e talentosos que aceitam o desafio de superar os obstáculos e lutar todos os dias, para sermos cada vez melhores.

Quais foram as principais alterações/melhorias implementadas nos últimos anos na vossa empresa?

A Anphis ao longo destes anos tem tido sempre foco na melhoria de processos e automatização de procedimentos.

A criação e utilização de ferramentas ágeis tem-nos permitido uma melhoria no tempo e qualidade da resposta, aos desafios constantes que nos são colocados diariamente.

Temos conseguido garantir a especialização de cada equipa, tirando o melhor de cada colaborador, tendo sempre como objetivo a qualidade do serviço prestado ao nosso cliente.

De que forma tem a Anphis conseguido adaptar-se às exigências de uma área em constante evolução?

De facto, esta é uma área que está em constante mudança, o que nos obriga que quando damos uma solução, esta possa acompanhar a evolução do amanhã.

A Informática tem evoluído de tal forma que se tornou indispensável para qualquer organização, independentemente da dimensão.

Todos os processos anteriormente realizados de forma manual são agora passíveis de ser informatizados, com elevados benefícios para as empresas, não só no que toca ao controle dos custos, mas também à eficiência dos processos, à rapidez de resposta e à satisfação dos clientes, que são alguns dos pilares mais importantes de qualquer organização.

A Anphis, com o apoio de importantes parceiros de negócio, tem conseguido acompanhar facilmente o rumo da inovação e colocar à disposição dos seus clientes, ferramentas que acompanham a evolução contínua.

Um caso que serve como exemplo, é a parceria de longa data com a Primavera Software, que tem colocado ao dispor tanto as suas ferramentas como o seu conhecimento de software gestão, para que a Anphis consiga produzir valor acrescentado às organizações com que interage.

Que impacto teve a pandemia de COVID-19 na vossa atividade?

O surgimento abrupto e inesperado do Covid-19 e as consequentes medidas sanitárias implicaram a mudança de hábitos e rotinas de forma imediata.

As limitações no contacto físico e na mobilidade “forçou” a adoção de práticas no relacionamento e no trabalho que em condições normais levariam anos.

As mudanças a que todos fomos obrigados a ajustar, vieram reforçar o papel crucial da tecnologia e do digital como a grande revolução dos nossos tempos.

No caso da Anphis, tecnologicamente o impacto foi mínimo, visto que já utilizávamos boas práticas e ferramentas que nos permitiram continuar a trabalhar de uma forma ininterrupta.

Concluindo, esta adaptação foi mínima e foi utilizada como modelo nos nossos clientes para que a pandemia tivesse o impacto reduzido, em termos operacionais, no seu dia-a-dia.

Que papel desempenham os recursos humanos e a formação na vossa organização?

Os recursos humanos numa área como a nossa, que está em constante avanço tecnológico, torna-se claro que para ter sucesso, devemos evitar a perda de conhecimento. Se nos queremos manter competitivos, temos de reconhecer a importância dos recursos humanos como o principal ativo e explorar ao máximo o seu potencial de desenvolvimento, através do investimento em formação contínua, de forma a promover e capacitar os mesmos com conhecimento.

A digitalização é cada vez mais uma realidade no nosso dia a dia. A Anphis perspetiva o desenvolvimento de novos produtos/serviços? Quais?

A digitalização é sem dúvida uma realidade nos dias de hoje e apresenta-se como uma oportunidade única para as que as empresas otimizem os seus processos, reduzam custos, aumentem as receitas e principalmente que se mantenham competitivas e lucrativas no mercado. As organizações devem assegurar a sua estratégia de implementação de transformação digital, com foco em soluções objetivas e sustentáveis, porém inteligentes e preditivas, para se tornarem um fator diferenciador no mercado. A transformação digital não é uma tendência, é sim uma garantia de sobrevivência num mercado global, que se traduz em maior eficiência e produtividade, e que tem necessariamente de fazer parte da agenda dos decisores de uma organização.

O foco da Anphis é sempre acompanhar as tendências e os desafios que o mercado nos impõe, fazendo que cada cliente seja único, tendo sempre como objetivo o desenvolvimento de soluções mediante as pretensões do mesmo, nunca nos focando na generalização. Logo o desenvolvimento/conceção de produto é o dia-a-dia da Anphis.

O que vos distingue das demais empresas de tecnologias de informação e telecomunicações?

Sem dúvida, os elementos que compõem as nossas equipas de trabalho, pois são estas que caraterizam a essência da Anphis e sem elas nunca poderíamos estar a festejar 25 anos de existência.

Além do foco na tecnologia, que é a nossa atividade, não nos podemos esquecer de inúmeros valores, tais como transparência, proximidade, simpatia, companheirismo, empatia, entreajuda, pois são estes que nos caracterizam nos bons e maus momentos e que fazem com que a Anphis tenha identidade própria.

Como em tudo na vida, não podemos dizer que a nossa história é um “conto de fadas” e que não possamos ter as nossas dificuldades. O que não nos mata torna-nos mais fortes.

O que podemos esperar da Anphis nos próximos anos?

A Anphis quer aprimorar as boas práticas, acompanhando todas as exigências do ecossistema e mantendo sempre a nossa identidade, para que possamos dar continuidade à nossa existência.

Um agradecimento muito especial a todos os nossos clientes e parceiros de negócio, que nos ajudam a crescer, que confiam em nós e nos motivam a continuar a escrever a NOSSA história…