“Os desafios da Indústria no pós-Covid – Soluções para as empresas?” foi como se intitulou o Fórum Económico Empresarial que teve lugar no Auditório do Edifício da Resinagem, no dia 14 de dezembro

 

A iniciativa, organizada pela empresa Lecil, do Grupo MyManagement de Gestão Global, teve o apoio logístico da autarquia e reuniu cerca de uma centena de pessoas.

O presidente da Câmara da Marinha Grande salientou, na sessão de abertura, que "continuamos a atravessar um período difícil, resultante do agravamento dos índices pandémicos, mas, ainda assim, creio que com os instrumentos e recursos colocados ao dispor das empresas, pelo Governo português e pela União Europeia, saberemos ultrapassar estas vicissitudes e reerguermo-nos mais fortes".

Aurélio Ferreira aludiu ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), elaborado após a crise provocada pela Pandemia de Covid-19 em Portugal, "tratando-se de um programa de aplicação nacional, com foco essencial em três dimensões estruturantes, nomeadamente, Resiliência, Transição Climática e Transição Digital, com um período de execução até 2026".

O autarca disse acreditar que se trata de um instrumento que “deverá definir o nosso futuro próximo, através da implementação de um conjunto de reformas e investimentos, que visam a reposição de um crescimento económico sustentado, procurando concretizar o objetivo de convergência com a Europa ao longo dos próximos anos".

 

"Apoios à retoma: o PRR e outros apoios", foi o primeiro painel a debate, com moderação de Joana Petiz, diretora do Jornal “Dinheiro Vivo", e teve como oradores Conceição Carvalho, da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, e Bruno Lopes, diretor da BA Glass Marinha Grande.

Já o painel "Importância da Gestão Rigorosa e Informada" foi moderado por João Paulo Leonardo, diretor da Alfaloc, e teve como oradores Luís Febra, administrador do Grupo SOCEM, e Paula Teixeira, Sales Manager Accountants Segment da SAGE Portugal.

A iniciativa visou disponibilizar às empresas informação relevante sobre os caminhos a seguir no pós-pandemia, bem como sobre o PRR e a sua aplicabilidade na recuperação e desenvolvimento das empresas, bem como outros apoios à retoma económica.