Chama-se “TUGA”, tem três rodas e assume-se como um veículo elétrico versátil concebido no contexto da mobilidade do futuro. Resulta de uma parceria entre a TUGA Innovations, uma startup com sede no Canadá, e a VANGEST, empresa da Marinha Grande

 

Segundo uma nota publicada no site da Vangest, trata-se de um veículo versátil, que pode ser utilizado como motociclo ou descapotável, transportando até 2 passageiros. A sua modularidade permite-lhe ser um veículo de transporte ou de entregas.

“A VANGEST foi o parceiro capaz de oferecer muitas soluções para um projeto com múltiplos componentes distintos, que exigiam diferentes processos – desde o desenvolvimento e engenharia (mais uma vez a GRANDESIGN transformou um sonho em realidade), às soluções de impressão 3D e compósitos de fibra de vidro, até aos acabamentos, pintura e montagem”, refere a empresa.

Para a Vangest, ter tecnologia e soluções é fundamental, mas não chega. “Foi o know-how da equipa e uma mentalidade de vanguarda que permitiram transformar este projeto num protótipo bem-sucedido. Antecipar as melhores soluções e pensar à frente nos desafios que podem surgir, é a nossa forma de tornar o processo eficiente, económico e rentável”.

O desenvolvimento conjunto entre equipas VANGEST e TUGA-Innovations do primeiro protótipo TUGA, “foi um processo com múltiplos desafios superados em todas as fases”, refere a empresa marinhense que aguarda agora que o protótipo comece a ser produzido para “ver como irá mudar a mobilidade urbana no futuro”.