Nos primeiros 24 dias do ano, o Portal da Queixa recebeu mais de 3.000 queixas relacionadas com a inflação, o que se traduz num aumento de 82% face a 2022. Entre as principais reclamações estão áreas como “Água, Eletricidade e Gás” e “Bancos, Financeiras e Pagamentos”

 

O custo de vida agravou-se nos últimos meses em vários aspetos, da alimentação à habitação, passando pela energia, água, serviços e transportes. A subida de preços fez disparar as reclamações dos portugueses no Portal da Queixa.

Entre as categorias analisadas, verificou-se que lideram no número de reclamações a “Água, Eletricidade e Gás” com 583 queixas, sendo o principal motivo apontado pelos consumidores o “aumento das faturas”.

Segue-se a categoria “Bancos, Financeiras e Pagamentos” com 529 reclamações, na sua maioria relacionadas com “problemas com créditos”, seguindo-se a “Gastronomia, Alimentação e Bebidas” com 303 queixas.

Os consumidores manifestaram ainda o seu descontentamento com o “aumento do preço nos produtos”, no que se refere aos “Hiper e Supermercados”, mas também com a “cobrança indevida de serviços” e o “aumento do custo do plano contratado” no que concerne aos “Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde”.

Refira-se ainda o desagrado com os “aumentos e cobranças indevidas nas portagens” no que diz respeito ao setor dos Transportes.

Na análise do Portal da Queixa é ainda referido que o aumento do custo de vida é a maior preocupação de 93% dos cidadãos da União Europeia e de 98% dos portugueses, segundo o mais recente Eurobarómetro, divulgado em janeiro.